4 motivos que indicam que controlar o estoque da lotérica é importante

porNeimar Mariano Arruda

4 motivos que indicam que controlar o estoque da lotérica é importante

O controle de estoque nas casas lotéricas deve ser constantemente avaliado para que o empresário garanta a saúde financeira de seu empreendimento. Diante da importância de uma casa lotérica para a população, com aumento constante na demanda por parte dos clientes, a casa lotérica deve manter o controle do seus estoques de produto de forma criteriosa.

O que gera lucros para uma casa lotérica é o fluxo de clientes, com filas constantes, que exigem atenção por parte dos operadores de caixa. O fluxo constante não permite a correta conferência do estoque de produtos, podendo provocar erros no controle e, consequentemente, trazendo prejuízos para a empresa.

Uma administração correta do estoque é uma das maneiras que o lotérico possui para não ter prejuízos financeiros. É preciso entender que o ser humano pode falhar e isso acontece não por falta de vontade, mas sim por falta de condições de trabalho.

Desta forma, o lotérico deve oferecer aos seus operadores condições para que mantenham o foco no atendimento, evitando que sua atenção seja dispersa para outras atividades, que podem ser automatizadas e mantidas de maneira mais acertada. Automatizando a conferência dos registros de produtos, a casa lotérica não corre qualquer risco, seja na perda ou na falta de produtos.

O lotérico possui bons motivos para controlar o estoque de sua empresa. A seguir, apresentamos os principais deles:

1.     Modernizar para ganhar tempo e dinheiro

Algumas casas lotéricas ainda se utilizam de controles antigos de estoque, mantendo a distribuição de produtos disponibilizados aos operadores e contabilizando seus valores como dinheiro. O procedimento, embora possa ser eficaz, não facilita a contagem dos produtos mais vendidos e produtos que estejam em falta. Embora seja um método eficiente, impossibilita que o lotérico possa investir mais facilmente nos produtos que são mais vendidos e solicitados pelos clientes.

2.     Conferência do estoque para garantir a confiabilidade das informações

O inventário do estoque da casa lotérica possibilita garantir melhor gestão para a empresa, trazendo informações detalhadas sobre todos os produtos e garantindo a confiabilidade dessas informações. Com a automatização do controle de estoque, o lotérico poderá verificar qualquer desvio, conferindo inclusive a quantidade de produtos em estoque.

3.     Conferência periódica e rotativa

O controle de estoque da casa lotérica deve ser feito de duas formas: um controle periódico e um rotativo. Entre os dois, o mais importante é o controle rotativo, que apresenta influência direta nos lucros da lotérica. O principal objetivo de um controle rotativo é evitar riscos de perda de produtos, informando a situação de saída e de entrada de cada produto. Através dessa conferência, o lotérico pode saber o tipo de produto mais vendido e os que menos trazem lucros para sua empresa.

4.     Automatizar para oferecer produtos de maior aceitação

Os inventários de estoque em casas lotéricas, quando feitos de forma manual, exige tempo, correndo-se ainda o risco de haver contagem incorreta. A automatização do controle de estoque permite ganhar tempo, conferir detalhes sobre as vendas e permite, ainda, ao lotérico, oferecer produtos que tenham maior aceitação, já que os números são distribuídos através do controle de cada produto vendido.

Conclusão

Para garantir um controle de estoque correto na casa lotérica, o sistema ideal é o AGIL, sistema de gestão de lotéricas desenvolvido pela DouraSoft, empresa especializada em softwares, que permite o controle total sobre os estoques.

O programa AGIL permite cruzar dados sobre o estoque, gerando relatórios que ajudam o lotérico a aplicar melhorias aos produtos que comercializa. Os relatórios do controle de estoque permitem visualizar o histórico dos produtos e o fluxo de vendas de cada um deles, sem necessidade de controles paralelos, tornando possível melhorar o atendimento sem comprometimento do fluxo de clientes na lotérica.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Sobre o Autor

Neimar Mariano Arruda administrator

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.