24Controlar o fluxo de caixa da sua casa lotérica é de vital importância, além de influenciar no valor que você terá a pagar, também servirá para que você tenha uma previsão sobre as contas a receber.

Teoricamente pode parecer muito fácil manter essas duas contas controladas, basta somar e subtrair.  Mas, à saúde financeira de alguns empreendedores acaba sendo comprometida devido a duas variantes: otimismo e negligência. Como? Quando tudo vai bem, é comum que alguns empresários acabem ficando otimistas demais com os ganhos futuros, isso faz com que negligenciem algumas medidas que podem mantar o controle exato das contas a pagar e a receber.

Para que você não caia nessa armadilha e garanta o sucesso da sua lotérica, separamos algumas dicas importantes no controle financeiro da sua empresa!

Dicas para fazer um controle das contas a pagar e a receber

Se você não tem o controle sobre as contas a receber, não saberá jamais qual o valor das contas a pagar.  Para que o controle financeiro seja bem feito, é importante que você tenha algumas coisas em mente. Veja:

  • Invista em um planejamento financeiro

Toda lotérica deve ter um bom planejamento financeiro, isso porque envolve um fluxo muito grande de pessoas e de dinheiro. Para isso, não basta utilizar planilhas do Excel ou anotar em um caderno tudo o que entra e sai no seu caixa. É preciso observar relatórios, gráficos, calcular gastos e ter em mente os reais valores das contas a receber.

Uma dica é utilizar software de gerenciamento que faça de forma automatizada esses relatórios, para que o seu planejamento seja baseado na situação real da sua lotérica. Peça uma apresentação sem custos do nosso programa para controle de lotéricas.

  • Observar a saída dos produtos

Quais são os produtos que mais vendem na sua casa lotérica? É importante ter isso em mente e investir neles.

Normalmente, um cliente entra dentro de uma casa lotérica para utilizar um serviço, como fazer um pagamento bancário por exemplo. Mas, o que vai fazer com que ele leve ou não um produto é a forma com que ele foi abordado pelas operadoras de caixa e também o estimulo visual que ele tiver sobre um determinado produto.

Ao saber qual o produto mais vendido no seu estabelecimento, você pode fazer campanhas de venda para eles dentro da sua casa lotérica. Como? Colocando-os em locais visíveis, colocando banners que falem sobre eles e fazendo com que as operadoras de Caixa ofereçam esse produto aos clientes.

Isso irá movimentar o seu fluxo de caixa e fazer com que a suas contas a receber aumente!

  • Calcular as taxas a pagar

É notório que o número de taxas que o lotérico precisa pagar a CEF é grande. Mas, pior do que não saber calculá-las é não lembrar de pagá-las.  Pagar juros por taxas que você poderia ter pago é algo que um lotérico não deve fazer.

  • Garantir a documentação dos funcionários

Existem várias situações que fazem com que os funcionários se afastem do serviço ou com que o lotérico tenha que arcar com algumas taxas para o pagamento dos funcionários. Garanta que a documentação e a situação de trabalho da sua equipe estejam em ordem. Isso evitará dores de cabeça e fará com que você não tenha gastos inesperados com funcionários.

  • Faça conciliação bancária4524

Neste artigo já foi falado sobre os débitos e créditos na 003 e na 043 que ocorrem junto à CEF. É importante que você lembre de deixar a conta 043 sempre saldo positivo, fazendo o depósito diário devido para CEF evitando problemas.

É importante também saber calcular esses valores a serem depositados, para saber se o valor informado pelo site da CEF está realmente correto.

Software de gerenciamento AGIL

Todos os tópicos citados anteriormente podem ser geridos por um único sistema: O AGIL da DouraSoft.

Trata-se de um software de gerenciamento completo, que irá te auxiliar a ter as contas a pagar e as contas a receber sempre em ordem. Com ele você terá relatórios em tempo real sobre a situação da sua lotérica e poderá fazer um planejamento financeiro com bases reais.

Além disso, você não perderá o controle do pagamento das taxas e muito menos do pagamento dos produtos. Manter o controle financeiro torna-se muito simples com o auxílio do AGIL, saiba mais sobre esse sistema clicando aqui!

Fonte: DouraSoft