Qual é a lucratividade da sua lotérica Como descobrirPara empreender em uma unidade lotérica é necessário seguir de acordo com os princípios de negócios de qualquer tipo de empresa; pagar impostos, funcionários, fazer plano de investimentos e afins. Nesse ponto um dos fatores mais relevantes para manter uma empresa ativa e funcional é através do cálculo da lucratividade do negócio. Se a lucratividade da lotérica for positiva, isso significará que a empresa está tendo uma boa atuação no mercado.

Antes de mais nada, é bom ressaltar que a lucratividade, o lucro e a rentabilidade são três processos diferentes baseados no mesmo coeficiente financeiro, que em uma lotérica é definido pelos gastos e pelo retorno.

O lucro consiste no montante mensal extraído da receita. A receita é o quanto a lotérica ganha, ao subtrair todas as despesas, reposição de estoque, pagamento de tributos, salários dos funcionários e outras coisas relacionadas a receita, o resultado será o lucro da lotérica.

Por outro lado, a rentabilidade seria um cálculo semelhante, mas relacionado a todo o investimento em comparação ao dinheiro que entrou em caixa. Se houve um investimento de X, no fim do processo a lotérica tem que apresentar resultados de X + Y, mostrando que o seu negócio é rentável.

A lucratividade, seguindo uma ótima explicação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), consiste em “um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve”. Em uma maneira mais simples de explicar, a lucratividade é o percentual que sobra em forma de lucro.

Aprenda a calcular a lucratividade da sua lotéricaAprenda a calcular a lucratividade da sua lotérica

Quando falamos de matemática, sabemos que a maioria das pessoas que não são muito chegadas aos cálculos numéricos dão um passo para trás, mas você não precisa fazer isso se esse for o seu caso. Por mais que as finanças da sua casa lotérica muitas vezes sejam complicadas e necessitam de muita atenção para poder fazer a prestação de contas e dar continuidade ao investimento, a lucratividade é relativamente fácil de calcular a partir da seguinte equação:

  • Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100.

Para não haver confusão, é bom ressaltar novamente que o lucro líquido consiste no resultado do custo total menos a receita total, ou seja, o quanto sua lotérica ganhou menos o quanto que foi gasto.

Para calcular você só precisa colocar os valores na equação, veja exemplo a seguir:

Considere R$ 40.000 com receita total e R$ 15.000 como lucro líquido.

Lucratividade= (15.000 / 40.000) x 100.

Lucratividade= 0,375 x 100.

Lucratividade= 37,50%.

A partir desse cálculo podemos dizer que a lucratividade da sua casa lotérica foi de exatos 37,50%, o que é um valor muito expansivo para o coeficiente mais comum, portanto, considere o exemplo de forma figurativa, não como o valor real padrão do lucro da sua casa lotérica.

A importância da lucratividade para sua lotérica

Por que a lucratividade da sua lotérica é importante para o seu negócio? Pois bem, a lucratividade é importante porque é através dela que você tem noções para saber se o seu negócio está ou não dando certo.

Você pode desfrutar da lucratividade todos os meses para acompanhar o crescimento do seu negócio. No exemplo usado, imagine que você tem lucro de 37,50% em um mês, no seguinte 25% e depois 15%. Isso será uma representatividade de que alguma coisa está errada no seu negócio.

Em outras palavras, a lucratividade é importante por permitir que você analise com maior precisão o bem-estar da sua unidade lotérica.