O fluxo de caixa pode ser considerado o oxigênio de uma empresa, pois sem ele é impossível garantir um bom funcionamento de qualquer setor dentro de um estabelecimento.

Muitos gestores confundem o controle do fluxo de caixa com o controle de receitas e despesas. São coisas diferentes, o fluxo de caixa trata das entradas e saídas a cada dia, antecipando a necessidade de dinheiro que sua empresa poderá ter. Claro que o sucesso da sua lotérica não irá depender apenas do controle do fluxo de caixa, mas também do seu plano de contas e do controle financeiro de forma geral. Entretanto, quem não fizer um bom acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, terá sérios problemas, que podem ocorrer mesmo se a empresa for lucrativa.

Pela enorme importância do fluxo de caixa, elaboramos um artigo que fala exclusivamente da importância dele dentro da casa lotérica.

O que o bom fluxo de caixa pode fazer por sua lotérica

fluxo-de-caixa

Ter um bom fluxo de caixa pode fazer com que você consiga ter um diagnóstico de saúde financeira da sua lotérica. Existem alguns parâmetros que você só consegue ter em mãos com um bom fluxo de caixa, monitorá-los significa que você será capaz de garantir um bom funcionamento diário da sua empresa. Veja quais são:

  • Liquidez
    O fluxo de caixa pode ser utilizado como fermenta financeira porque faz com que você analise a forma com que o produto está sendo recebido pelo público na sua lotérica. Ou seja, é possível analisar a liquidez deste produto, que é a facilidade com que um ativo tem de ser vendido dentro da sua empresa.Isso pode fazer com que você saiba qual produto da sua casa lotérica merece mais ênfase. Dessa forma, será possível evitar gastos na compra do estoque.
  • Disponibilidade de caixa
    É importante saber qual o valor que a sua empresa tem dentro do caixa que não está comprometido com nenhuma conta a pagar. Ter isso em mente, pode te ajudar a saber se sua casa lotérica tem condições de fazer novos investimentos, comprar novos equipamentos ou investir em novos produtos.
  • Grau de endividamento
    Se você não tem um bom controle de fluxo de caixa, com certeza não terá como calcular o seu grau de endividamento. Só é possível fazer essa análise se você tem em mente a liquidez do seu negócio, que também depende do fluxo de caixa.Deu para você perceber que vários parâmetros importantes para o sucesso da sua empresa estão interligados com o bom fluxo de caixa? Por isso é essencial que você seja capaz de registrar e analisar tudo o que entra e sai da sua empresa.

Qual a melhor forma de controlar o fluxo de caixa?

A melhor maneira de controlar o fluxo de caixa de uma casa lotérica é através de registros feitos diariamente. Mas é importante lembrar que esses registros precisam ser feitos de formas seguras, ou seja, planilhas no excel e anotações em agendas não são a melhor opção, pois esses dados podem ser facilmente perdidos.

Para que você tenha um controle seguro do seu fluxo de caixa, você deve utilizar o AGIL, um sistema elaborado pela DouraSoft especialmente para lotéricas. Isso significa que ele irá lhe mostrar tudo o que você realmente precisa saber para ter tomadas de decisões seguras na sua empresa.

Os funcionários poderão utilizar esses sistemas no TFL, facilitando o registro das entradas e saídas de dinheiro. Tudo feito de forma segura e você garantirá que nenhum dado importante seja apagado porque o sistema possui acesso por contas de usuário, onde você pode dar mais poderes a quem for gerenciar esses dados.

Se você gostou deste artigo, com certeza vai gostar de ler como fazer um fluxo de caixa perfeito.

Fonte: DouraSoft