Propaganda boca a boca: será o suficiente para sua lotérica?

Uma lotérica, como qualquer outro tipo de empreendimento, também precisa de uma estratégia de marketing para aumentar sua rentabilidade. Não basta a propaganda boca a boca. Quando o empresário lotérico descobre os pontos bons que fazem sua empresa atrair pessoas, encontrará as estratégias para fazer com que sua lotérica seja mais conhecida e procurada.

A casa lotérica possui vantagens semelhantes às outras, oferecendo os mesmos benefícios que outras casas lotéricas, ou seja, vendem bilhetes de loteria, permitem apostar e servem para pagamentos de contas, sendo um estabelecimento que oferece praticidade.

Outra grande vantagem que deve ser aproveitada é com relação à localização. Se a casa lotérica está localizada numa região melhor do que as outras, é mais fácil chegar a ela; e isso deve ser aproveitado para que o empresário ofereça maior espaço, maior números de operadores de caixa e, consequentemente, maior qualidade no atendimento.

Diante disso, o empresário lotérico precisa encontrar as vantagens que possui sobre seus concorrentes e fazer uso dessas vantagens, aplicando estratégias que atraiam mais clientes.

Veja como você pode montar uma boa estratégia empresarial para divulgar sua casa lotérica, que poderá até incrementar a propaganda boca a boca:

1.     Oferecendo melhores serviços

A primeira coisa a fazer é melhorar aquilo que já existe, reestruturando a casa lotérica e fazendo com que os clientes se sintam mais confortáveis, treinando os operadores de caixa para melhor atender e oferecendo maior rapidez nos serviços.

2.     Aplicando marketing na lotérica

Algumas ações de marketing podem fazer com que você tenha destaque no mercado. Assim, por exemplo, pode inserir o nome de sua lotérica nos jornais ou em emissoras de rádio, na divulgação de resultados de concursos e, no caso de premiação de algum cliente montar uma estratégia de divulgação, com faixas e cartazes.

3.     Analisando os concorrentes

Claro que existe um limite para a concessão de licenças de casas lotéricas em qualquer cidade do Brasil, mas isso não impede que você procure saber quais são as falhas de seus concorrentes, comparando a atuação dos mesmos com a sua e verificando onde pode melhorar o seu empreendimento.

4.     Montando um plano de negócios

Colocando em ação suas estratégias, você pode montar um novo plano de negócios, a partir do momento que tiver resultados sobre suas ações. Em cima dos resultados que tiver, procure sempre inovar, procure sempre melhorar, fazendo de sua casa lotérica uma referência, um local aonde as pessoas irão se sentir bem, terão o melhor atendimento e sairão satisfeitas.

Um exemplo de estratégia aplicada em casa lotérica

As boas ideias devem ser assimiladas. É evidente que, dentro de cada perspectiva, podem ser adaptadas para que tragam efeitos positivos sobre um empreendimento.

Uma das boas ideias aplicadas em casas lotéricas foi de um empreendedor, que encontrou a melhor solução para sua empresa, proporcionando aumento no número de operadores de caixa e garantindo maior rentabilidade do que os concorrentes.

A solução foi simples: todos os dias ele oferece um café da manhã saboroso para seus clientes. O fluxo de pessoas na lotérica aumentou, as filas foram reduzidas e o grau de satisfação dos clientes teve uma sensível melhora.

Na casa lotérica em questão, quando as pessoas chegam ao estabelecimento, retiram uma senha e esperam saboreando um café, enquanto conversam com amigos, sentados em poltronas (essas, de espera, em bancos) e são atendidos quando sua senha é chamada.

Com essa ação bastante simples, o empresário lotérico aumentou sua receita e fidelizou clientes antigos.

Como podemos perceber, aplicar uma estratégia de marketing não exige que se gaste muito dinheiro. Certamente esse empresário não terá que fazer nada mais do que esperar o resultado da propaganda boca a boca.

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