11Inúmeros fatores influenciam a gestão empresarial de uma casa lotérica. Por se tratar de uma permissão, o dono do estabelecimento deve seguir os padrões exigidos pela Caixa Econômica Federal, ao mesmo tempo em que procura fazer inovações em seu negócio que o ajude a prosperar. Porém, como isso funciona? Tudo começa pelo controle financeiro.

O bom controle financeiro faz toda a diferença na administração da sua lotérica, é a partir dele que o empreendedor consegue desenvolver o seu negócio a partir de planejamentos de curto, médio e longo prazo.

Problemas por falta de controle financeiro

O fluxo de caixa de uma casa lotérica é sempre bastante movimentado. Se não houver um controle financeiro você pode ter alguns problemas. Veja os mais comuns:

  • Dificuldades em separar contas pessoais das empresariais
    Se você não fizer um bom controle financeiro, acabará confundindo suas contas pessoais com as contas da lotérica. E isso pode trazer problemas imensos para sua gestão.
    O lotérico deve sempre adotar medidas rígidas para o controle financeiro do estabelecimento, principalmente quando o assunto é contas a pagar e contas a receber.
  • Resultados diferentes dos esperados
    Sem o controle financeiro fica difícil ter a lucratividade da empresa definida. Isso porque, você faz uma média e espera receber um valor “x” no mês, mas a lotérica acaba gerando um valor “y”. Por quê? Desorganização e falta de controle podem ser os principais motivos.
    Isso pode ser altamente prejudicial. Além de você não ser uma base para tomara decisões dentro da lotérica, ainda poderá ter problemas para cobrir a 003 e a 043, além de fazer o pagamento dos funcionários, e fornecedores; Já que não saberá qual a lucratividade real da lotérica.
  • Problemas em pagar taxas e impostos
    Se você não controla o dinheiro que entra na sua empresa, com certeza não terá controle sobre o pagamento dos débitos e créditos na 003 e na 043 para a CEF e provavelmente deve pagar os seus impostos com base unicamente no que a Caixa diz. E se isso não for a realidade? É importante pensar sobre isso.
    Isso vira uma bola de neve que pode causar o fracasso da sua lotérica. Cuidado!
  • Desfrutando do controle financeiro na lotérica
    A gerência das finanças da lotérica resulta na prosperidade do empreendimento em âmbitos diferentes. Para você ter uma noção melhor de como isso funciona nos separamos alguns tópicos exemplificativos para o seu entendimento. Confira a seguir:
  • Planejamento
    A primeira base de um bom controle financeiro é o planejamento administrativo da casa lotérica. Ao ter consciência dos números gerados pelo seu negócio é possível ter maiores noções de como empregar o dinheiro arrecadador.
    Além de não sofrer déficit com o pagamento de funcionários, a gestão terá melhores noções de como investir o dinheiro em prol do crescimento do estabelecimento.
  • Qualidade do serviço21

Uma unidade lotérica existe para satisfazer os desejos de seus clientes e, por incrível que pareça, o controle financeiro afeta diretamente a qualidade pelos serviços prestados.

Isso acontece porque para ter a devida gerencia das finanças estabelecidas é preciso utilizar ferramentas profissionais na gestão e controle de resultados.

Relatórios e gráficos podem ajudar a controlar o fluxo de renda, também auxiliaram na velocidade do trabalho exercido pelo funcionário. Ou seja, a gestão financeira bem aplicada agiliza e otimiza diretamente a qualidade dos serviços da lotérica.

  • Resistência contra crises (como o momento atual)
    Por último, mas não menos importante, o controle financeiro também é uma excelente ferramenta para a administração de crises econômicas.
    Em um parâmetro direto, a gerência das finanças ajudaria a evitar uma crise interna dentro da lotérica. Porém, e se a crise econômica for provocada pelo país? Exatamente, se isso acontecer, o empreendimento pode sofrer com graves conseqüências. Afinal de contas, a inflação pode desvalorizar a moeda do país em um piscar de olhos.
    Nesse caso o controle financeiro lhe auxiliaria a saber exatamente o quanto economizar, aonde cortar gastos e como administrar a casa lotérica diante uma crise, portanto, o seu negócio se manteria firme e seguro.