O elemento mais importante para garantir o sucesso de uma lotérica está na retenção de clientes. Clientes que sempre aparecem na sua casa lotérica criam uma estrutura que contribui diretamente para os resultados positivos da empresa.

Os clientes que sempre comparecem na lotérica devem representar pelo menos 60% das pessoas que entram para qualquer tipo de atendimento, e isso agrega maior valor à sua lotérica, mostrando que você mantém uma autoridade e relevância no mercado. Além disso, é importante lembrar que a retenção de clientes não tem qualquer custo a não ser o tempo despendido no atendimento.

A conquista de novos clientes exige investimento em marketing e isso custa dinheiro. Se o empresário lotérico não tiver clientes fidelizados, a empresa não terá resultados equilibrados, não garantindo um mínimo de fluxo de caixa.

Para conquistar novos clientes, além do investimento em marketing, a lotérica também irá conviver com uma incerteza: qual é a garantia que um novo cliente irá retornar? Quanto custará esse cliente para a lotérica?

Além disso, também existe a possibilidade de atrair clientes errados, que só causam problemas e que não trazem tanta lucratividade. Ou seja, é melhor garantir um excelente atendimento para reter clientes e sempre conquistar os novos, conhecendo esses clientes e gerando fatos e condições para que eles não procurem outra casa lotérica.

O atendimento é eficaz para a retenção de clientes

Uma casa lotérica presta serviços. Essa é, praticamente, a única mercadoria oferecida ao cliente. Nesse caso, o que a casa lotérica precisa para fidelizar e promover a retenção de clientes é prestar o atendimento da mais alta qualidade. E, para isso, o empresário lotérico deve investir no treinamento de seus operadores de caixa, fazendo com que tenham consciência da importância desse bom atendimento.

Quando se tem a garantia da satisfação dos clientes, você também tem a certeza de que está se solidificando no mercado, não sendo apenas mais uma casa lotérica, e sim aquela que seu cliente prefere, por conhecer os operadores, por ser respeitado como cliente e por ser bem recebido toda vez que entra no estabelecimento.

A retenção de clientes traz mais valor ao negócio, ou seja, você tem no cliente bem atendido aquele que vai dizer a outros que sua lotérica atende bem. Uma pessoa que, de forma totalmente gratuita, vai fazer a propaganda de sua empresa.

E tudo funciona dessa forma: quando um cliente vem indicado por uma pessoa que foi bem atendida, ele já chega com uma expectativa positiva com relação ao atendimento, já que ouviu falar bem e sabe que também será respeitado.

A melhor maneira de atrair e promover a retenção de clientes é o velho marketing boca a boca. Esse, certamente, é o benefício mais evidente quando você presta o melhor atendimento.

Criar meios de fazer a retenção de clientes não é assim tão complicado: você pode cadastrar seus clientes, seja através de e-mail ou do whatsapp, e promover um marketing com a simples remessa de uma newsletter com os resultados dos sorteios. Pense na felicidade de seu cliente, recebendo todos os dias, no seu celular, os resultados dos jogos do dia anterior?

Sempre que falarem com um operador de caixa, certamente eles vão se referir à newsletter e essa pequena oferta vai fazer com que comentem com outros que também gostar de fazer apostas e que irão querer ter os resultados também nos seus celulares.

Veja que esta é uma simples ideia para retenção de clientes. Com o tempo e com o aumento do número de clientes fieis, você poderá agregar novas ofertas, criar melhores condições para sua casa lotérica e garantir que ela seja a preferida, mesmo que seja apenas para fazer uma aposta.