Para fazer sua lotérica crescer, é preciso, antes de tudo, buscar novas ideias para atrair clientes. Sabemos que, hoje em dia, as casas lotéricas funcionam praticamente da mesma forma que as agências bancárias, oferecendo serviços financeiros dos mais diversos tipos, além de venda de loterias e apostas.

As casas lotéricas, diante dessa situação, acostumaram-se a ter um layout dentro dos padrões exigidos pela Caixa Econômica e pouco fazem para agradar os clientes de qualquer outra forma. Separam um dos caixas para atendimento preferencial, estabelecem roteiros de filas, como os bancos, o que faz com que os clientes não se preocupem em buscar essa ou aquela, que oferece qualquer diferencial.

Basta pensar: vou até a lotérica mais próxima. E, invariavelmente, o cliente vai até essa lotérica mais próxima, entra na fila e espera sua vez de ser atendido.

No entanto, essa é uma situação que o empresário lotérico pode e deve mudar, desde que tome pequenas providências para mostrar aos seus clientes que se preocupa com seu bem estar e que oferece um diferencial que pode tornar sua casa lotérica mais lucrativa.

Meios para fazer sua lotérica crescer 

Pequenas coisas podem fazer a diferença para que sua lotérica possa crescer, sem altos custos de marketing. Vamos conhecer algumas delas e, se você, como empresário, souber utilizá-las, certamente verá sua clientela crescer e se fidelizar nos próximos meses:

1.      Pequenos brindes para os clientes

Uma das formas de divulgar e atrair clientes para sua casa lotérica é através de oferta de brindes, como calendários de bolso, chaveiros, agendas, canetas e bonés, com a identificação de sua lotérica em destaque.

2.      Mala direta

Praticamente nenhum empresário lotérico possui um cadastro de seus clientes costumeiros e essa é uma das formas mais simples de se trabalhar com marketing. Montar um cadastro é uma estratégia de baixo custo, bastando que o cliente preencha um cupom, colocando seu e-mail, e fornecendo à lotérica um banco de dados que poderá ser usado pelo empresário para enviar newsletters ou para e-mails com resultados dos jogos do dia.

3.      Tratando bem o cliente

Um investimento que pode gerar custo mais alto a princípio, mas que pode trazer excelentes resultados para o empresário lotérico, é oferecer melhor acomodação para seus clientes. Havendo espaço na lotérica, a colocação de cadeiras para espera, com fornecimento de senha para cada cliente, tornará a espera menos cansativa. Cada cliente é chamado para atendimento através de sua senha, sentado, sem ter de esperar numa fila.

4.      TV ligada enquanto espera

Um aparelho de TV instalado na área de espera é algo que pode distrair mais o cliente enquanto está esperando seu atendimento. Em vez de ficar contando quantos clientes estão à sua frente na fila, ele estará entretido com alguma informação, tornando a casa lotérica mais atrativa.

5.      Cafezinho e água para o cliente

Disponibilizar água e café para o cliente que está esperando é outra forma de atrair a atenção para sua lotérica. Um pequeno agrado que vai cair bem para que o cliente sinta-se atraído pelo seu atendimento.

6.      Oferta de outros serviços

Uma casa lotérica não precisa se limitar aos serviços bancários, pagamento de contas ou venda de loterias. O empresário lotérico pode manter contato com empresários de sua cidade, oferecendo outros serviços, como recebimento de carnês, ou venda de ingressos para espetáculos.

Conclusão

Para fazer sua lotérica crescer, o empresário lotérico só precisa de criatividade. É importante lembrar, no entanto, que qualquer modificação na estrutura do estabelecimento deve ser submetida para avaliação da Caixa Econômica, não contrariando a padronização definida.