Não há nada melhor para um cliente de uma casa lotérica do que entrar no estabelecimento e perceber que tudo é bem organizado, que existe um padrão de atendimento, que o ambiente está limpo e que os atendentes são solícitos.

E tudo isso é possível para sua casa lotérica desde que você tenha um bom planejamento orçamentário, que lhe possibilite oferecer o melhor para seus clientes. Um bom planejamento no orçamento de sua empresa possibilita que haja folga no seu fluxo de caixa para investir em tudo o que precisa.

Não se trata de algo fácil, já que, como sabemos, uma casa lotérica possui uma margem de lucro definida, tornando-se um pouco difícil estabelecer um planejamento financeiro. A casa lotérica trabalha com uma diversidade de operações financeiras que precisam ser bem acompanhadas para que o empresário as tenha sob controle.

O planejamento orçamentário deve ser montado para o controle de todas as contas da casa lotérica, estabelecendo um método de cálculo de lucratividade e de contas a pagar, dentro de um orçamento montado para um determinado período. Com o seu plano montado, o empresário lotérico consegue manter o controle sobre tudo o que acontece dentro da empresa, mantém-se dentro das exigências de sua atividade e consegue condições de investir para atrair maior clientela.

O grande segredo está exatamente nisso: quanto mais investir, mais clientes terá e, para ter mais clientes, precisa ter um planejamento orçamentário que lhe permita investir. É um círculo de onde não se pode fugir.

Vamos apresentar as principais dicas para que você, empresário lotérico, possa melhorar sua empresa e montar o seu planejamento orçamentário, podendo investir e melhorar sua casa lotérica:

1.     Organize seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é sua ferramenta principal para conhecer a sua empresa e montar o seu planejamento orçamentário. Através das informações do fluxo de caixa, você sabe se sua casa lotérica está ou não gerando lucro. Mantendo seu fluxo de caixa em dia, com todos os lançamentos de entrada e saída, você poderá montar o seu plano financeiro e saber exatamente onde está indo o dinheiro da empresa.

2.     Controle os registros do coeficiente financeiro

Tudo o que estiver relacionado com o coeficiente financeiro de sua casa lotérica deve ser registrado, atualizado constantemente. Manter o controle é ter conhecimento e condições de criar o planejamento orçamentário, distribuindo os valores necessários para sempre melhorar a estrutura de seu empreendimento e atingir as metas pretendidas.

3.     Oriente-se com profissionais capacitados

Já lembramos em outro post que, como empresário, você deve se dedicar à sua empresa. O conhecimento de gestão é importante, mas você não precisa ser um especialista. Para isso, existe o seu contador, por exemplo, que pode ser o profissional mais adequado para orientá-lo em tudo o que precisa, ajudando a estabelecer o planejamento orçamentário adequado para sua lotérica.

4.     Informatize sua lotérica

A informática está presente em nossa vida para facilitar tudo aquilo que fazemos de forma rotineira. Não precisamos perder tempo com cálculos, com registros escritos à mão ou com perda de tempo em dados que não batem. Se você tiver um bom programa de gestão financeira, terá mais tempo para se dedicar àquilo que realmente importa para sua lotérica: planejar o futuro e aplicar suas ideias.

5.     Mantenha um plano atualizado

Quando falamos em planejamento estamos falando em perspectivas. Um plano montado não precisa, necessariamente, ser seguido ao pé da letra. Mantendo o seu planejamento orçamentário atualizado você poderá fazer as alterações necessárias, dentro do contexto do seu dia a adia, adaptando-se às circunstâncias e resolvendo os problemas com mais facilidade à medida que surgirem.