01Você se preocupa com o planejamento gerencial da sua lotérica? É importante saber que ele pode mudar a situação financeira do seu estabelecimento.

Em tempos de crise – como vive nosso país atualmente – é preciso investir em estratégias que façam com que nosso empreendimento gere mais lucros. E com a lotérica isto não é diferente.

O problema é que muitos lotéricos não se preocupam tanto com o planejamento gerencial. Por isso, acabam tendo problemas sérios, principalmente ao que se refere a vida financeira da lotérica.

Neste artigo falaremos um pouco sobre como o planejamento gerencial pode melhorar os seus negócios e porque você deve investir nele!

 

Planejamento gerencial – estratégias que você deve considerar na sua lotérica.

O planejamento gerencial é uma das formas mais rápida de alcançar objetivos. Para aumentar os lucros de uma lotérica, é importante definir metas, traçar mudanças que a lotérica deve receber e pensar nas necessidades dos clientes. Isso tudo faz parte da gestão da empresa.

Normalmente, o planejamento nas casas lotéricas é extremamente precário. Mas, se você quer fazer a diferença, é importante se atentar aos 3 níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Em alguns quesitos das estratégias operacionais, você tem um pequeno tutorial enviado pela Caixa Econômica Federal, mas somente ele não irá garantir o sucesso da sua lotérica.

Questões operacionais de atendimento e alguns critérios de como lidar como a Caixa Econômica Federal, são algumas questões onde o lotérico recebe o auxílio da própria CEF para entender melhor e aprender como fazer. Mas, e os outros critérios do planejamento da gestão empresarial? Como fazer para que sua lotérica se destaque e renda mais lucros?

No planejamento gerencial da empresa é onde você elabora estratégias que vão trazer benefícios reais para sua lotérica.

O objetivo de um bom planejamento é te ajudar a analisar a situação atual da sua lotérica e contribuir para que você tenha mudanças positivas; te auxiliar no processo de criação de metas; permitir maior interação da lotérica com os clientes e gerenciar questões financeiras da própria empresa.

Questões financeira como: contas a pagar, contas a receber, tarifas a pagar para Caixa Econômica Federal outros, são muito importantes. Devem ser analisados com cuidado. Qualquer erro neles compromete a sua lucratividade.

O planejamento gerencial financeiro da casa lotérica deve ser feito com muita atenção. Por isso, separamos algumas dicas nesse quesito.

Como fazer planejamento gerencial financeiro

222

  • Analise a situação atual da empresa: o primeiro passo para fazer o planejamento gerencial financeiro da sua lotérica é analisando a situação atual. Muitos lotéricos não conseguem ter controle dos resultados. Ou seja, não sabem qual o real lucro e qual o valor a pagar que a empresa possui. Tome cuidado com isso. Veja o que está atrapalhando a sua lucratividade e o que impede que você saiba qual o real lucro do estabelecimento. Separar as contas empresariais das contas da empresa faz parte desse processo.
  • Faça uma previsão para o ciclo operacional da empresa: é importante colocar na “ponta do lápis” o valor exato de capital de giro da sua empresa. De quanto a casa lotérica precisa para se manter funcionando? Calcular o valor gasto com estoque, venda, tarifas e outros, é extremamente importante.
  • Pague as contas da lotérica no dia certo: livre-se de juros! O ideal é pagar as contas da casa lotérica antes dos prazos. Assim, você consegue ter descontos.
  • Impostos e taxas: tenha calculado todos os impostos e taxas que a lotérica precisa pagar. Você não pode ser pego de surpresa. Por isso, já tenha em mente a data que essas taxas precisam ser pagas.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422