Planejamento estratégico para lotéricas e a gestão de pessoas

3O planejamento estratégico de uma empresa é o que faz com que o empreendedor tenha sucesso real em seus negócios. Com a lotérica isso não é diferente.

Além de pensar nas estratégias que irão fazer com que a empresa atinja de forma direta o público, – como posicionamento da lotérica, marketing do estabelecimento, automatização dos sistemas e etc. – é preciso ainda fazer uma boa gestão de pessoas.

Todo estabelecimento que trabalha diretamente com o público precisa investir alto na gestão de funcionários. O lotérico deve pensar na gestão de pessoas como sendo uma das etapas cruciais no planejamento estratégico da sua casa lotérica.

Gestão de pessoas na casa lotérica, qual a importância


4Dentro de qualquer empresa, a boa gestão de pessoas pode beneficiar tanto os funcionários, quanto os clientes. Funcionários que trabalham sobre uma boa gestão rendem mais e automaticamente conseguem conquistar os clientes.

Veja algumas dicas sobre itens que você precisa se atentar na hora de fazer o planejamento da sua casa lotérica.

  • Atenção a regulação do contrato de trabalho

O contrato de trabalho da equipe deve estar sempre dentro das leis. O lotérico deve estar sempre consultando um contador para verificar se a situação dos funcionários está regularizada.

Esteja atento aos impostos que precisam ser pagos para manter os funcionários registrados e trabalhando no período de funcionamento da lotérica. Atente-se também as horas de trabalhos exigidas por lei para todo o funcionário e aos direitos trabalhistas da sua equipe.

  • Recrutamento dos funcionários

É importante que ao recrutar novos funcionários para empresa seja feita uma boa gestão de pessoas. É preciso que os candidatos consigam atuar de forma realmente produtiva.

Além do recrutamento externo – onde o lotérico busca uma pessoa para preencher uma vaga aberta dentro da empresa, trazendo “sangue novo” para o negócio – é preciso também fazer um recrutamento interno. Ou seja, usar funcionários que trabalham há muito tempo na lotérica, para ocupar outros cargos.

O recrutamento interno é importante principalmente no processo de treinamento de novos funcionários. Passar o conhecimento que um funcionário antigo possui para um funcionário que acabou de entrar na lotérica, pode ser o diferencial para sua empresa crescer.

  • Seleção

Para fazer a seleção dos candidatos que já foram recrutados, o lotérico precisa ter em mente que algumas habilidades devem ser prezadas. O planejamento de lotérica envolve estratégias que façam o cliente ter vontade de voltar sempre ao estabelecimento.

Neste contexto, o lotérico precisa prestar atenção nas qualidades de comunicação e interação pessoal que o novo funcionário possa ter. Principalmente se for para preenchimento de vaga de operadora caixa da lotérica.

Como o atendimento em lotéricas precisa ser feito de forma rápida, teste a agilidade dos funcionários. Aqueles que passarem com êxito podem ser selecionados para o cargo.

O lotérico pode usar no seu processo de seleção entrevistas e testes psicológicos. Isso irá mostrar a sensibilidade do candidato frente aos problemas comuns da lotérica, principalmente no que tange ao tratamento dos clientes.

  • Documentação dos funcionários

O bom planejamento de lotérica envolve também uma atenção redobrada às documentações dos funcionários.

O lotérico precisa estar atento. Pois, sua lucratividade já é abalada por várias taxas – impostos e taxas pagas a CEF – e para que sua rentabilidade final não seja minimizada, é preciso prestar atenção na situação dos funcionários. Principalmente aqueles que não fazem mais parte da equipe.

Pensar na documentação de contratação dos funcionários é tão importante quanto estar atento aos documentos dos funcionários que foram desligados da equipe.

Esteja sempre atento aos 4 modelos principais de demissão e rescisão de contrato trabalhista. É preciso dar importância principalmente para a demissão do funcionário, para que você saiba se terá que pagar aviso prévio ou não, ou se terá outros gastos para a regulamentação da documentação desse funcionário.

Manter a gestão de pessoas dentro da lei é fundamental para uma casa lotérica. Devido ao grande fluxo de pessoas que entram e saem todos os dias desse estabelecimento, os funcionários devem estar motivados.

Se a documentação deles está em ordem, conseqüentemente eles trabalharão de forma mais motivada. Além disso, você não terá gastos futuros ou dores de cabeça para regulamentar posteriormente a situação dos funcionários da casa lotérica.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Tags
Deixe um comentário abaixo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba novidades em primeira mão

Confira outros artigos

top
Paid Search Marketing
Search Engine Optimization
Email Marketing
Conversion Rate Optimization
Social Media Marketing
Google Shopping
Influencer Marketing
Amazon Shopping
Explore all solutions