1Todo negócio necessita de uma boa gestão empresarial para poder prosperar de forma satisfatório. Porém, no caso de uma unidade lotérica, que é um estabelecimento que presta serviços próprios e alguns serviços para a Caixa Econômica Federal, é preciso seguir determinados parâmetros para poder desenvolver uma gestão empresarial de qualidade.

A casa lotérica é um ambiente que recebe um fluxo muito grade de pessoas. Por isso, é importante dar atenção a gestão da empresa, principalmente ao que se refere aos caixas de TFL do estabelecimento.

Problemas no controle financeiro da lotérica podem minar a lucratividade da lotérica. Esse é só um exemplo de problema que pode ser solucionado com a boa gestão empresarial, evitando problemas de ordem financeira, principalmente ao que se refere a 043 estourada sem saber o motivo.

Desde a gestão de pessoas até a organização do ambiente da lotérica, deve ser analisado com cuidado. Cada detalhe deve ser planejado de forma estratégica para que a sua lotérica tenha um melhor desempenho.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas para que a gestão da sua lotérica lhe traga o lucro que você tanto almeja.

Dicas de melhorias para sua gestão empresarial2

Existem alguns itens que você deve considerar na hora de fazer o planejamento da gestão empresarial. Confira:

  • Exigências da CEF.
    Durante os preparos da sua unidade lotérica veja se todas as exigências feitas pela Caixa estão sendo cumpridas adequadamente.
    Esse é o primeiro passo da gestão, é basicamente o mesmo procedimento de analisar a fundação para saber se é seguro erguer uma casa no local.
    É importante também levar em consideração as taxas que devem ser pagas. Preste atenção nas datas e prazos. Pois, dessa forma você não terá que pagar juros abusivos.
  • Identidade visual da lotérica
    A identidade visual da lotérica é muito importante. Muitos lotéricos ainda não levam em consideração a importância de deixar estipulado a marca na sua empresa. Você deve fazer com que os clientes prefiram o seu estabelecimento do que a lotérica dos concorrentes.
  • Ambiente
    Prepare um bom ambiente de trabalho, não só no sentido de trabalho em equipe por parte dos funcionários, o ambiente em sua forma física também é de estrema importância, pois é através dele que os clientes se acomodaram na lotérica.
  • Planejamento
    Defina metas e objetivos claros para sua equipe. Todo empreendimento visa um determinado fluxo de caixa, procure estabelecer um plano para poder conquistar essa meta em questão.
    Não trate a equipe de forma ambígua, seja claro ao explanar sobre os objetivos do negócio.
  • Implementação
    Inicia a execução do seu planejamento seguindo os parâmetros pré-estabelecidos. Tenha dentro da equipe alguém que será o líder do grupo, além de dispor de um assistente para lhe reportar sobre o funcionamento da lotérica, o líder é ótimo para a delegação de tarefas, permitindo que você se concentre apenas naquilo que lhe cabe como gerente.
  • Acompanhamento
    Como acompanhar o desempenho da lotérica? Isso era algo realmente complicado, pois o procedimento consiste em um dos processos básicos para a boa gestão empresarial.
    Porém, perceba que foi escrito “era”, afinal de contas, vivemos no século 21, o século da tecnologia interligada. Para acompanhar a execução das tarefas, o desempenho da equipe e o fluxo de caixa só é preciso instalar software nos computadores para registrar e fazer relatórios.
  • Aparência
    Lembre-se que a boa gestão empresarial também preza pela imagem do negócio, portanto é preciso sempre priorizar a qualidade da prestação de serviço da sua lotérica. Para fazer isso siga as dicas exemplificadas nos tópicos anteriores.
  • Recomendações diretas
    A gestão empresarial da unidade lotérica tem uma vantagem contra os outros tipos de empreendimento, afinal de contas, estamos falando de uma franquia.
    A Caixa tem os seus próprios procedimentos de orientação de negócio, ou seja, é possível solicitar alguma apostila de gestão lotérica diretamente com a matriz.
  • Apoio do SEBRAE
    Outra dica importante para que sua lotérica tenha sucesso, é solicitar o auxílio do SEBRAE. Micro e pequenas empresas podem contar com o programa do SEBRAE, capacitando-se para gerir melhor os seus negócios.