11Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre sindicato. O que você precisa saber é que toda classe trabalhista tem um sindicato que luta por seus direitos, e para os empreendedores também existe um sindicato para o seu nicho.

No caso dos empreendedores lotéricos, existem vários sindicatos que poderão auxiliá-los a conduzir o seu empreendimento. Ajudando a entender melhor as questões jurídicas e lutar por melhorias nas questões legais que envolvem esse negócio.

Aqui no Paraná existe apenas um, o SINLOPAR – Sindicado dos lotéricos do Paraná – que foi criado com o intuito de fazer com que esses empreendedores consigam fazer o seu negócio ser mais lucrativo e auxiliar a classe na luta por seus direitos.

Se está curioso e precisa de mais informações para decidir se vai ou não fazer parte de um sindicato, leia este artigo! Explicaremos o que é um sindicato, quais suas funções e quais as vantagens de fazer parte desse grupo!

O que é e para que serve o sindicato

O que é um sindicato? A pergunta é simples, mas muito interessante. Etimologicamente falando o sindicato vem da palavra francesa Syndicat, que significa “representante de uma corporação”. Por sua vez, a expressão francesa vem do grego Syndikos, que é algo semelhante a “advogados públicos”. No Brasil a palavra é direcionada a agremiações ou associações trabalhistas, como Sindicato dos lotéricos por exemplo.

O sindicato é uma agremiação social trabalhista que visa prover melhorias e denunciar abusos contra a classe trabalhadora – incluso empregador.

O sindicato atua como o representante de uma causa em comum, é uma maneira dos cidadãos se unirem em um exercício de cidadania que procura prover melhores coletivas e individuas em tudo que é associável ao mercado de trabalho.

Como funcionam os sindicatos?

22

O sindicato, como entidade jurídica, tem a função de defender os direitos e interesses de um setor coletivo e individual.

Os sindicatos funcionam como uma agremiação de empregadores ou trabalhadores. O grupo, quando reunido, propõe melhorias, estuda soluções e procura dialogar com empresas para garantir os direitos do setor profissional em questão.

Além de brigar pelos direitos e interesses do próximo, o sindicato também pode oferecer benefícios para os seus afiliados, que é como é chamado o indivíduo que ingressa no grupo. Por lei a entidade sindical tem obrigação de oferecer assistência jurídica para essas pessoas que não podem arcar com despesas de um processo em andamento ou semelhante.

Saindo da linha de obrigações, alguns sindicatos costumam oferecer outros tipos de assistências baseadas em consórcios e parcerias formados pela agremiação. Alguns sindicatos concedem descontos em instituições de ensino para os afiliados, oferecem indicações em clinicas médicas e em especialistas na área de saúde, e até conseguem descontos em locais de lazer e esporte.

O sindicato, ao menos no Brasil, é subsidiado por uma contribuição obrigatória, ou seja, imposto, sobre as arrecadações de recursos feitas através dos contribuintes e confederativas. No setor político, os sindicatos são muito importantes, pois os grupos conversam diretamente com os profissionais, às vezes indicando votos ou boicotando determinado partido que denigre a classe.

O SINLOPAR, que é um sindicato para lotéricos, atua auxiliando o afiliado com todas as questões que podem lhe trazer dúvida, desde legais até comerciais. Além disso, pode fazer com que o empreendedor saiba como lidar com sua equipe.

Qual a vantagem de participar de um sindicato?

33Quando você começa a fazer parte de um sindicato, tem a vantagem de unir forças com pessoas que possuem os mesmos objetivos que o seu: trazer melhorias para o seu setor trabalhista.

Se você quer que o seu meio de atuação seja mais valorizado, podendo discutir assuntos como: cobrança de impostos, falta de apoio político, concorrência desleal, benefícios e outros direitos para o seu nicho, a melhor coisa a fazer é aderir ao movimento sindical.

Como já foi dito neste artigo, o sindicato tem poderes jurídicos e pode participar de assembleias que decidem leis sobre o seu setor. Com a oportunidade de voz ativa é possível auxiliar e influenciar na decisão de leis importantes que podem mudar todo o mercado.

Se você tinha dúvidas se deve ou não entrar em um sindicato, analise as informações deste artigo. E compreenda que a união pode fazer a diferença!