Uma das maneiras mais práticas de eliminar desperdícios em casa lotérica é aplicando um sistema de gestão de qualidade que são moldados para trazer benefícios para qualquer tipo de atividade empresarial. A casa lotérica é uma empresa de prestação de serviços, tendo como necessidade básica que seu faturamento seja suficiente para cobrir todos os custos e gerar lucros para o empresário.

Como o faturamento depende das comissões recebidas, havendo um limite estratégico, determinado pelo número de atendentes e pela qualidade dos serviços prestados, o empresário deve buscar alternativas para conter os gastos, ou seja, reduzir os custos com insumos, com energia elétrica, materiais de escritório e de limpeza e salários e seus respectivos encargos, permitindo que haja maior lucro mesmo sem sensível aumento do faturamento.

No entanto, o empresário lotérico precisa manter os devidos cuidados para não tomar decisões que possam impactar na qualidade dos serviços prestados. Assim, por exemplo, ao reduzir o número de atendentes, irá formar mais filas, atrasando o atendimento e fazendo com que potenciais clientes procurem outros estabelecimentos, o que vai gerar queda no faturamento, sem trazer resultados positivos.

Eliminar desperdícios em casa lotérica com gestão da qualidade

Uma fórmula simples para organizar uma casa lotérica e eliminar desperdícios é aplicando um sistema de gestão da qualidade, como o programa 5S, que é prático, de fácil assimilação e que garante ao empresário obter resultados em pouco tempo.

O sistema conhecido como 5S foi desenvolvido no Japão, logo após a Segunda Guerra mundial, sendo responsável pela criação de muitas outras ferramentas que auxiliam administradores de empresas no mundo todo.

Veja como funciona o programa 5S:

O programa 5S tem como principal objetivo eliminar desperdícios e aumentar a capacidade organizacional, com 5 passos que devem ser praticados por todos os funcionários, com muita organização e disciplina.

O programa se resume em 5 sensos (ou competências), que devem ser aplicados sequencialmente e depois em conjunto para melhorar o desempenho da equipe de trabalho e da empresa como um todo. Conheça cada um desses sensos:

Senso de Utilização, o Seiri

O Senso de Utilização volta-se para a utilidade dos objetos e materiais para a execução dos trabalhos e, numa casa lotérica vai permitir eliminar tudo o que não seja essencial ao desempenho da prestação de serviços. Tudo que não seja necessário ao atendimento deve ser retirado de forma imediata.

Senso de Ordenação, o Seiton

No Senso de Ordenação a obrigação é manter os itens de forma que estejam sempre ao alcance das pessoas que deles se utilizam, ou seja, quando é necessário ter caneta e papel, eles devem estar bem próximos, evitando que a pessoa precise se deslocar, perdendo tempo na atividade e gerando possíveis distrações.

Senso de Limpeza, o Seiso

O ambiente de trabalho da casa lotérica deve estar sempre limpo e isso é responsabilidade de todos os integrantes da equipe. Cada um deve se responsabilizar pelo seu posto de trabalho, mantendo-o sempre limpo, o que vai favorecer a produtividade de todos que ocuparem o espaço.

Senso de Saúde, o Seiketsu

A casa lotérica deve oferecer uma boa estrutura aos seus funcionários para que todos mantenham sua saúde e seu bem estar, propiciando maior produtividade, como, por exemplo, boa iluminação ambiental, cadeiras ergonômicas, boa ventilação, segurança e outros pontos que possam gerar impacto na rotina de trabalho.

Senso de Autodisciplina, o Shitsuke

O Senso de Autodisciplina é destinado a reforçar a necessidade de todos os integrantes da equipe se comprometerem com o programa, trabalhando em sinergia e mantendo o respeito com todos os sensos para conseguir os resultados e manter sua aplicação na rotina de trabalho.

O programa 5S, aplicado e respeitado com responsabilidade, consegue eliminar desperdícios e oferecer um bom ambiente de trabalho, trazendo importantes mudanças para a casa lotérica e possibilitando oferecer um serviço com muito mais qualidade e rapidez.