1A casa lotérica é um estabelecimento comercial com grande fluxo de clientes. São centenas de pessoas que entram e saem todos os dias, em um movimento intenso. Nesse sentido, a gestão organizacional tem muito a ajudar o lotérico em diversos pontos, sobressaindo aqueles que reforçam a satisfação da clientela, seja de jogos ou contas.

O problema é que, por ter uma demanda muito grande por parte dos clientes, existe um grande número de funções a serem executadas. O lotérico precisa estar atento a prazos, precisa verificar estoque, realizar o pagamento dos fornecedores, fazer o controle de caixa, enviar os documentos para a Caixa, verificar as contas 003 e 043 e saber se os caixas de TFL foram fechados corretamente no dia anterior, entre muitas outras coisas.

O que talvez você não tenha se antenado é que para fazer com que sua lotérica consiga funcionar com maior eficiência, é preciso delegar. Concentrar todas as funções apenas em você pode comprometer o bom funcionamento do negócio, além de potencialmente prejudicar a sua vida pessoal (Saúde, Família, Lazer e Etc).

Delegar às vezes é preciso!

Se você percebeu que a sua lotérica está tomando um rumo oposto do que o desejado e que diversos clientes estão começando a desaparecer do estabelecimento, fique alerta!

A gestão organizacional é parte fundamental para a sobrevivência de uma empresa uma lotérica não escapa a esta regra. Por isso, instrua os funcionários de modo que consigam colaborar ao máximo, dentro de suas características e habilidades.

É muito mais fácil levar um negócio ao sucesso quando existem diversas pessoas trabalhando para que seja construída uma imagem positiva do estabelecimento.

Automatização em lotérica, como isso pode te ajudar na gestão organização?

A gestão organizacional é o que permite que uma lotérica faça diversas tarefas ao mesmo tempo. Dentre elas, podemos citar: Vender loterias, produtos e prestar serviços seja de recebimentos, pagamentos, bancários, negocial entre outros diversos tipos de produtos e serviços.

O gestor precisa também se atentar aos itens relacionados a atividades externas e internas da lotérica. Ele deve se manter atualizado sobre tudo o que acontece no lado interno e também prestar atenção nas câmeras do estabelecimento, mantendo o ambiente externo sob constante controle e vigilância.

Não há como negar que, para que isso tudo funcione de forma organizada, é preciso investir em tecnologia. Manter tudo isso sob controle manual e sob sua responsabilidade pode fazer com que o lotérico perca o controle da organização empresarial. Sem isso o descontrole pode acontecer sem você perceber, mas seu bolso vai sentir.

Como elaborar relatórios capazes de mostrar a real situação da lotérica, se os registros estão errados e os dados não refletem a realidade? Erros humanos acontecem, mas o lotérico precisa eliminar ao máximo esse tipo de problema.

Com a automatização da gestão organizacional, você consegue elaborar relatórios completos com apenas um clique. Os dados são todos registrados no programa e isso diminui em grande escala o número de erros.

4 técnicas que podem mudar a sua gestão organizacional

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Técnica # 1 – Prese o atendimento

Em uma lotérica, o atendimento precisa ser levado a sério. As operadoras de caixa precisam estar orientadas para que todo cliente seja tratado da melhor maneira possível.

Uma boa gestão organizacional é aquela que faz o cliente sentir-se confortável. O atendimento da casa lotérica não começa no caixa, e sim, na disposição de informações. Ações como preencher o quadro de resultados e disponibilizar resultados impressos são de extrema importância.

Também é válido lembrar que a organização das filas e outras atitudes cotidianas e aparentemente sem grande valor acabam exercendo grande impacto na satisfação geral das pessoas.

  1. Técnica # 2 – Treinamento da equipe

Lembra que no início do artigo falamos em como é importante delegar? Sim, é preciso saber repassar funções para funcionários competentes e, para que isso ocorra de modo mais adequado, recomenda-se o treinamento dos funcionários para que isso traga benefícios para todos os envolvidos.

Para potencializar o treinamento da sua equipe, você pode recorrer ao SEBRAE. Ele disponibiliza serviços, que são parte patrocinados pelo SEBRAE e parte pelo empresário. A vantagem é que você pode fornecer treinamento com material de qualidade para a sua equipe.

Outra instituição que pode te ajudar no treinamento da equipe é a ENDEAVOR. No site deste Instituto você encontra diversas dicas e orientações para aprimorar o treinamento da sua equipe.

  1. Técnica # 3 – Contratação de novos funcionários

Muitas vezes, um lotérico percebe que o seu estabelecimento precisa de mais funcionários. A gestão organizacional envolve assumir que é preciso gastar dinheiro para poder ganha-lo.

É estranho falar que você precisa desembolsar dinheiro para conseguir fazer mais vendas em sua casa lotérica, mas muitas vezes isso é verdade.

Se o atendimento ao cliente não for feito de for rápida, as pessoas vão procurar outras formas mais funcionais para solucionarem seus problemas e necessidades. Se o que desejamos é fidelizar cada vez mais nossos clientes, não podemos vacilar aqui.

  1. Técnica # 4 – Pesquisa de satisfação

Você já se preocupou em descobrir o que andam falando da sua casa lotérica? Para que a sua gestão organizacional seja completa, é preciso saber medir e acompanhar o grau de satisfação do cliente (clique aqui e leia mais sobre este tema).

Preste atenção no que as pessoas conversam nas filas do caixa, pergunte para alguns clientes antigos o que eles acham do atendimento e o que eles gostariam que melhorasse. Isso irá garantir que sua casa lotérica tenha sempre muito movimento! São pequenas coisas como essa que transformam a realidade e reforçam uma gestão organizacional alinhada aos propósitos da empresa.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422