1Liderança e motivação são duas palavras essências para o cotidiano de uma unidade lotérica. Como todo mundo já sabe, uma casa lotérica necessita de muitas coisas para poder funcionar em sua excelência, é por isso que essas palavras sempre são usadas para garantir tal excelência.

A liderança é o ponto principal para garantir que tudo saia como fora devidamente planejado. O líder guia deve orientar os funcionários, essa seria uma maneira de manter tudo bem organizado, por assim dizer. Por outro lado, o fator liderança não funciona sem a motivação, seja por parte do líder ou dos funcionários da sua equipe.

Liderança e motivação: Como se manter motivado para o dia a dia de trabalho

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  • Acredite nas suas habilidades: Para gerir uma lotérica como um bom líder você deve confiar nas suas habilidades. Não seja omisso e procure sempre se impor na frente dos demais para poder guiar as pessoas rumo ao mesmo objetivo em comum. Ser líder é ser astuto e destemido;
  • Confie nos seus funcionários: Os seus funcionários são os seus colegas de trabalho, portanto, você não precisa fazer tudo sozinho. Delegue funções e, principalmente, confie na capacidade individual e coletiva dos seus funcionários. Fique mais tranquilo e se mantenha motivado;
  • Cuide da sua saúde: Um corpo bem cuidado tem energia o suficiente para nos manter motivado até mesmo nos dias mais sombrios. Procure cuidar melhor da sua saúde, se possível vá ao médico com frequência, tenha uma alimentação devidamente equilibrada e pratique exercícios ao menos três vezes por semana;
  • Tenha passatempos fora do trabalho: Depois da saúde do corpo também é preciso cuidar da sua da mente. Ficar pensando no trabalho 24h por dia não servirá de ajuda para manter você motivado. Tenha um hobby, aproveite os seus momentos livres para relaxar e descansar.

Liderança e motivação: Como manter sua equipe motivada

  • Exponha suas ideias e objetivos: Sempre exponha suas ideias e objetivos para sua equipe. Para garantir a motivação o líder, como já foi mencionado, deve guiar o grupo. Essa função de guia é mantida quando o planejamento envolve a exposição de ideias e objetivos, garantindo maior conforto para a equipe trabalhar;
  • Questione os demais funcionários sobre os seus afazeres: Questionar não significa cobrar resultados, mas sim saber a opinião dos seus funcionários. Mostre para a equipe que a presença deles é relevante. Quando as pessoas sentem que fazem parte de algo maior a motivação vem naturalmente;
  • Mantenha o ambiente de trabalho bem organizado: Quem não quer trabalhar em um ambiente agradável, não é mesmo? Você e os seus funcionários pensam dessa forma. Quando estamos no conforto a tendência é que nossa produtividade cresça consideravelmente garantindo assim a motivação almejada;
  • Forneça os recursos necessários para os seus funcionários: É importante que todos os recursos, de informações a equipamentos, sejam devidamente fornecidos para os funcionários. As pessoas vão se sentir mais motivadas quando o que é necessário para sua prestação de serviço está coerente com o fornecido pela empresa;
  • Mostre que o bom trabalho e recompensado: Ninguém trabalha sabendo que não haverá recompensas e reconhecimento por seu esforço. Por mais que o salário seja justificável, o pagamento padrão não é o suficiente. Você não precisa oferecer bônus ou presentes para os funcionários de destaque, mas procure conversar com as pessoas mostrando que você está satisfeito com o seu trabalho;
  • Seja um líder legitimo: Os seus funcionários não apenas trabalham para você, eles trabalham com você. Liderança e motivação necessitam disso. Para liderar é preciso estar presente do dia a dia da empresa, ser parte dela. Você tem que ser a competência que gostaria de ver em seus funcionários.