5Depois de aprovado na câmera dos deputados e no senado, o projeto de lei dos lotéricos foi finalmente sancionado pela presidenta Dilma Rouseff. O evento contou com a presença maciça de inúmeros lotéricos, que devem gratidão a todos os políticos, em especial os deputados, e os sindicados que colaboraram para que essa lei fosse sancionada.

No dia 22/10 mais de 6 mil lotéricos tiveram de volta o seu empreendimento de anos! Isso é motivo de comemoração no país inteiro.

Por que a nova lei se fez necessária?
Não é de hoje que os lotéricos vêm lutando para manter os direitos sobre o seu empreendimento. Entretanto, nos últimos tempos a Caixa Econômica Federal, juntamente com o TCU, decidiu sortear lotéricas que estavam abertas sem terem passado por um processo de licitação.

Esse assunto foi discutido em 2013, onde ficou estabelecido as lotéricas permaneceriam por mais 20 anos. Porém, o TCU não aceitou essa lei como válida para as lotéricas abertas antes de 1999 e por isso elas teriam que ser sorteadas.

Graças ao empenho de diversos políticos e de diversos sindicatos, essa situação mudou! Depois de lutar por seus direitos, os lotéricos finalmente podem dormir tranquilos. A nova lei estabelece que as casa lotéricas que estavam com “contratos irregulares” permaneçam válidas por mais 20 anos.

“Essa lei é resultado de uma mobilização dos lotéricos, e podemos ver o quanto vocês colocaram, de esperança e de energia, para aprová-la”, afirmou Dilma.

 Qual o próximo passo?

Para os lotéricos, a luta não pode parar! Cabe a cada lotérico encarar essa vitória como o início da luta em prol da melhoria de sua classe. A mobilização dos empresários e dos políticos foi crucial para que isso acontecesse. A classe precisa estar unida e por isso é importante que esses empresários se filiem aos sindicatos de suas regiões.

É importante que todo empresário entenda que a união da classe é quem vai fazer a vitória. Novas notícias estão por vir, e é importante que o lotérico esteja atualizado no que está acontecendo no Brasil em relação a sua empresa.

Como fica a lucratividade do lotérico?
Outra questão que o lotérico deve pensar, é sobre a lucratividade. Recentemente a Caixa Econômica informou que agora é permitido a abertura do mercado de seguros para atender as casas lotéricas. No meio da crise econômica em que vive nosso país, essa pode ser uma oportunidade incrível.