Sem títuloQuem não sonha em ter o próprio negócio, não é mesmo? Ser o seu próprio patrão, administrar o próprio empreendimento e ter um aumento considerável na renda.

Todo esse mundo é muito bonito, mas quem opta por ter uma empresa, como uma lotérica deve ter muito cuidado com a sua gestão e estar atento aos indicadores de desempenho do estabelecimento.

Levando isso em consideração, como analisar os indicadores de desempenho do negócio? Neste artigo você vai entender um pouquinho mais sobre isso!

Analisando o rendimento da lotérica

Sem título1Antes de discorremos como os indicadores de desempenho podem lhe ser úteis, vamos analisar o rendimento da sua casa lotérica.

  • Planejamento: Em um negócio novo é preciso desenvolver um plano de negócios. Procure estabelecer metas de rendimento e produtividade, guarde tudo em relatórios para poder usar no futuro.
  • Continuidade: Para o empreendimento que já estiver ativo só é preciso pegar os relatórios de desempenho dos meses anteriores.

Agora que você já tem os números referentes à produtividade da sua casa lotérica é possível analisar os indicadores de desempenho. No primeiro caso veja se as metas pré-estabelecidas foram cumpridas. No segundo parâmetro compare os números referentes à renda dos meses anteriores. Se possível, utilize de softwares de indicadores de desempenho, desse modo é possível colocar os números em gráficos para poder analisar com mais cuidado.

Durante a avaliação veja se os números e gráficos apresentados proporcionam um desempenho de acordo com aquilo que você almeja para sua casa lotérica e, lembrando, o negócio é uma franquia, ou seja, os números também devem bater com aquilo que a Caixa Econômica Federal, que é a matriz do negócio, almeja para a unidade.

Indicadores de desempenho mais utilizados por empresários

Sem título2Na sua lotérica, você pode usar os indicadores de desempenho mais utilizados por empresários. Veja alguns:

  • Analise do faturamento da lotérica e do risco

Observar o faturamento da empresa é um dos principais indicadores de desempenho utilizado por lotéricos. Para isso, você deve ter um conhecimento sobre o seu controle de caixa.

Se o faturamento mensal da empresa é grande, significa que está tendo um bom desempenho. Analise a margem de lucro da lotérica e sua relação com o faturamento do estabelecimento. Isso pode lhe mostrar o risco, pois se para sua lotérica ter uma boa margem ela precisa ter um faturamento muito acentuada, isso indica risco. Já que nem sempre podemos prever a utilização dos clientes pelos serviços e produtos da lotérica.

 

  • Ticket médio

Esse parâmetro é um dos indicadores de desempenho que ajuda a entender a dinâmica de venda da lotérica. Para esse indicador realmente Valer à pena, é importante investir no treinamento das operadoras de caixa.

Visto que como em uma lotérica fica difícil medir o ticket médio por cliente, é preciso fazê-lo por vendedor, ou seja, por operadora de caixa.

  • Analisar as dívidas

Você, como lotérico, precisa se preocupar com as dívidas que sua lotérica possa ter. Elas podem te levar ao fracasso.

Um dos indicadores de desempenho é justamente o nível de endividamento da casa lotérica.  Atentar-se em pagar as contas em dia, para que os juros não acabam minando toda a sua lucratividade.

Como os indicadores de desempenho auxiliam na gestão da lotérica

A análise dos indicadores de desempenho ajuda os gerentes a identificarem os problemas envolvendo a produtividade da casa lotérica. Pelos dados é possível ver qual setor não está cumprindo as metas ou que decaiu de um mês para outro.

Desse modo fica fácil fazer cálculos comparativos com tempo de trabalho em relação à hora de chegada e lucro obtido. Depois de identificar os problemas através dos indicadores de desempenho o gerente só precisa reorganizar a administração da casa lotérica de um modo que otimize a qualidade do serviço oferecido pelo negócio.

Por fim, vale ressaltar que os indicadores de desempenho não funcionam sozinhos, o gerente ou dono da lotérica deve se esforçar para solucionar os problemas encontrados para poder planejar soluções para o bem-estar do futuro do empreendimento.