Indicadores de desempenho - o que são e Quais benefícios trazem para uma lotéricaOs indicadores de desempenho, de maneira simplória, podem ser definidos como uma métrica que mostra o coeficiente positivo e negativo do dia a dia da empresa. O termo também pode ser exemplificado por sua etimologia, onde algo (métrica) indica como está o desempenho da sua empresa em um determinado setor.

Como identificar os indicadores de desempenho? Para identificar um estilo de métrica de identificação de desempenho na sua lotérica será preciso coletar dados e conseguir informações que possam indicar como anda o funcionamento de um determinado setor.

O funcionamento é mais ou menos assim: Dentro de um setor você coleta os dados de sua competência, como funciona, qual é o fluxo desse funcionamento, os resultados, os problemas e assim por diante. Esses dados vão gerar informação, que por sua vez, de forma matemática, resulta na indicação do desempenho daquele setor.

A melhor maneira para se trabalhar com indicadores de desempenho é através das finanças. Algumas métricas podem não ser muito paliativas, mas a matemática das finanças é sempre melhor compreendida por todos.

No setor financeiro de qualquer empresa a lucratividade, que é a porcentagem de lucro do negócio, é um dos indicadores de desempenho mais utilizados em qualquer tipo de empreendimento. A porcentagem da lucratividade demonstra se sua empresa está ou não gerando lucro, podendo então identificar internamente quais são os fatores do prejuízo ou da bonança dos resultados.

A lucratividade é o resultado da multiplicação do lucro líquido dividido pela receita total multiplicado por cem. Entenda como funciona: os dados financeiros geram duras informações, que no caso é o lucro líquido e a receita total. Quando dispostas na equação é possível obter a porcentagem de lucro, que por ventura é um indicador de desempenho como foi explicado anteriormente.

As 5 principais vantagens que os indicadores de desempenho fornecem para sua lotérica

  1. Panorama geral do desempenho da lotérica: O primeiro ponto positivo que merece ser mencionado é que os indicadores de desempenho costumam proporcionar um panorama geral da lotérica. Um indicador isolado mostra um setor, mas se você unir todos de uma só vez será possível perceber exatamente como anda o desempenho geral da sua empresa como um todo;
  2. Maior capacidade organizacional: Basicamente uma extensão do tópico anterior, é válido ressaltar o fato de que esses indicadores vão otimizar a capacidade organizacional sua casa lotérica. Ao conquistar o panorama geral de funcionamento, o gerente terá maior liberdade administrativa, podendo coordenar os setores de uma maneira estratégica voltado suas ações para obter melhor resultados de curto, médio e longo prazo;
  3. Identificação de problemas: Esse é o foco principal, os indicadores de desempenho vão mostrar exatamente quais são os problemas da sua empresa. Voltando às finanças, por exemplo, através dos números será possível identificar em qual setor o lucro é menor e o porquê desse lucro ser o menor. Nesse sentido os indicadores são sempre precisos e eficazes para sua lotérica;
  4. Elaboração de soluções: Seguindo a ordem de acontecimentos, os indicadores são ótimos para encontrar problemas ao mesmo tempo que servem de base para fornecer soluções. É muito comum identificar soluções para problemas através das análises dos dados. Os indicadores de desempenho servem para elucidar sobre soluções práticas dos problemas de cada setor, por assim dizer;
  5. Material para planejamento: Os indicadores de desempenho fornecem material o suficiente para auxiliar no planejamento futuro e na elaboração de estratégias da sua lotérica. No fim do ano, por exemplo, será possível fazer longas análises a fim de preparar o planejamento anual da empresa para a temporada seguinte, garantindo assim maior autonomia administrativa.