Incubadoras empresariais – alavancando pequenos negócios!As incubadoras de universidades públicas ajudam pequenos empreendedores a se engajarem no mundo dos negócios e a colocar em prática o sonho de empreender. A cada dia que passa, mais pessoas querem deixar a zona de conforto, para começar a empreender.
E onde nasce as ideias brilhantes? Muitas delas, podem nascer dentro das universidades! Dar suporte para que pequenas empresas se mantenham durante 1 ano é uma forma de dar esperança e oportunidade para negócios que possuem probabilidade de crescimento.
Para conseguir ter os benefícios de ser apoiado por uma incubadora empresarial, o empreendedor precisa apresentar um projeto que:
• Gere mais empregos;
• Tenha potencial eminente de crescimento;
• Que apresente auto sustentabilidade;
• Que contribua gerando novas tecnologias.
Diversas empresas conseguem atingir e até mesmo superar as metas estipuladas pelas incubadoras empresariais.

Exemplos de sucessos gerados pela incubadora de universidades públicas
A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi além do apoio e suporte a microempresas. Ajudou famílias a manter-se no mercado de trabalho. Alguns produtores agrícolas entram em contato e se vincularam a essa incubara. Resultado? Pessoas empregadas. No caso, mais de 1.800 famílias assentadas.

Com esse programa existem pessoas que já conseguiram liberdade financeira. Isso porque, na situação atual, empreender vale mais à pena que trabalhar como empregado. O papel da incubadora é ajudar o empresário a colocar – e sustentar- o projeto que tem em mente em prática.
A incubadora empresarial é tem um papel importante na vida de quem está começando a empreender.
Outra história de sucesso: em Dourados – Mato Grosso – é sobre a incubadora da universidade pública. Foi dela que nasceu a DouraSoft. Uma empresa inovadora que trabalha com desenvolvimento de sites, aplicativos online, mobile e, como foco, aplicações para casas lotéricas.
NeimarMariano – criador e fundador da DouraSoft – relata que tinha a ideia no papel, mas somente em 2009 é que conseguiu colocar em prática, com a ajuda da incubadora de empresas.
Como podemos ver, a Dourasoft é uma empresa que começou do zero, hoje é referência na criação de softwares de gestão para Casas Lotéricas.

AGIL – Software de Gestão para lotéricas
Ao ouvir falar de software de gestão para lotéricas você pode não acreditar, mas a desorganização desse empreendimento pode fazer com que funcionários e clientes não se entendam.

Neimar Mariano conseguiu enxergar essa necessidade em seu público-alvo e desenvolveu um software que é referência no mercado.
O sistema AGIL é um programa de automatização de lotéricas. Imprescindível para quem também deseja começar a empreender e conquistar sua liberdade financeira, abrindo uma lotérica. Do mesmo modo, o sistema já provou ser uma ferramenta única para que já tem a sua lotérica há algum tempo e deseja melhores resultados com mais organização.
O AGIL disponibiliza, dentre outros itens, o seguinte:
• Relatórios completos sobre o funcionamento da empresa;
• Fechamento de caixa automatizado;
• Gerenciamento de contas;
• Analise de todos os caixas ao mesmo tempo – o sistema integra os caixas da lotérica;
• Controle da frequência da equipe.
A DouraSoft conseguiu superar as estatísticas e trazer para o mercado um produto que gerou novos empregos. Uma empresa que começou com apenas 1 membro, hoje emprega cerca de 10 funcionários, e ainda estamos no começo!

Fonte: DouraSoft