Para que sua lotérica tenha possibilidades de crescimento, possa angariar mais clientes e aumentar a lucratividade de forma constante, é necessário fazer uma boa gestão empresarial, mantendo todos os controles financeiros em dia e prestando muita atenção ao produto final que você oferece: a excelência no atendimento. Dessa forma você não será pego de surpresa por não ter conhecimento pleno de sua empresa e dos números que devem ser controlados.

Para a maior parte das lotéricas existem alguns erros que não podem ser cometidos na gestão empresarial. Vamos falar sobre esses erros para que você, como empresário, possa melhorar sua gestão empresarial.

1.     Não possuir um sistema de gestão

Embora pareça uma questão de pouca importância, um sistema informatizado de gestão empresarial é importantíssimo para sua lotérica. É através de um bom sistema de gestão que você terá condições de conhecer o seu negócio em detalhes, como o fluxo de caixa, a projeção de despesas, o controle do estoque e os pagamentos que foram feitos, tendo, com isso, uma visão geral da empresa.

Tendo a visão completa dos números que envolvem sua lotérica, você poderá fazer um planejamento melhor para o futuro da empresa, buscando traçar metas e objetivos dentro de suas possibilidades, aplicando sua energia no melhor desenvolvimento de seus funcionários e garantindo que haja uma excelente prestação de serviços.

2.     Não manter o controle financeiro em ordem

Uma casa lotérica só consegue sobreviver se mantiver sua reserva de capital, garantindo que os pagamentos possam ser feitos mesmo que haja queda no momento. Controlar as finanças de sua empresa exige que você tome alguns cuidados básicos:

  • Nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa. Como empresário, você deve ter o seu pró-labore e não usar o dinheiro da lotérica para pagar suas contas;
  • Mantenha sempre o controle do estoque, lembrando que, mesmo dentro dos limites, tudo o que está em estoque é capital empatado;
  • Registre toda a movimentação de entrada e saída, por menor que seja o valor. O absoluto controle do fluxo de caixa é que garantirá os números exatos nos seus relatórios gerenciais

3.     Não prestar atenção na concorrência

Mesmo que todas as lotéricas tenham apenas um único produto final, que é o atendimento aos clientes, é importante saber o que seus concorrentes estão fazendo, o que estão oferecendo que podem torná-los diferentes e melhores do que sua própria casa lotérica. Aproveite ideias que estejam dando certo, adaptando-as à sua lotérica e garantindo que seus clientes possam se sentir bem quando a procuram.

4.     Não controlar gastos

O controle total dos gastos deve estar sempre atualizado, mantendo-se dentro do que foi planejado e, na medida do possível, procurando meios para economizar nos custos. Você pode economizar em energia elétrica, em consumo de água, em material descartável, etc. Tudo o que for possível ser minimizado em custos, deve ser feito. Conscientizar seus funcionários para a economia é garantir que você tenha maior lucro.

5.     Não acompanhar os resultados

Nunca deixe de acompanhar os resultados de sua lotérica, analisando os relatórios gerenciais, verificando se tudo está correndo como planejado. Todos os dias, ao fazer os lançamentos necessários no seu sistema de gestão empresarial, verifique como está a situação financeira da empresa, comparando os valores de sua reserva de capital de giro com o que ocorreu nos dias anteriores.

Conclusão

Se tudo for feito todos os dias, com o controle de entradas e saídas, você não irá gastar mais do que meia hora diária para fazer lançamentos e comparar seus relatórios com os anteriores. Essa meia hora diária irá garantir que sua gestão empresarial está sendo feita dentro dos padrões exigidos para que a empresa possa crescer.