Gestão de custos para lotéricasNuma lotérica, da mesma forma que em qualquer empresa, a gestão de custos é essencial para o bom andamento do negócio. Somente através do controle total de custos é que uma lotérica pode manter seu funcionamento, orientando-se por um bom planejamento baseado em números e na organização.

Numa casa lotérica sabemos que não há contas a receber: tudo funciona na boca do caixa. No entanto, como qualquer empreendimento, a casa lotérica tem contas a pagar e, assim, torna-se necessário manter um controle rígido, principalmente pela necessidade de prestação de contas, que deve ser feita para os órgãos federais, através do pagamento de impostos, e para os fornecedores de produtos e serviços.

Sem uma gestão de custos, o proprietário da casa lotérica não poderá saber como está o andamento financeiro da empresa, não poderá ter seu planejamento e, em consequência, corre o risco de receber cobranças jurídicas.

Um empresário de casa lotérica deve, portanto, ter o máximo de cuidado com sua gestão de custos, transformando seu empreendimento em algo lucrativo, podendo fazer investimentos para melhorar o estabelecimento e, desta maneira, conseguindo maior número de clientes.

Veja algumas dicas para fazer corretamente a gestão de custos de uma lotérica:

  • Mantenha em dia um plano de negócios

O plano de negócios não é algo para ser feito apenas antes de começar qualquer empreendimento. É um controle que deve ser mantido de forma constante, procurando estabelecer metas e objetivos para a lotérica, podendo, assim, otimizar o trabalho dos funcionários e a gestão da empresa. Com um bom plano de negócios, atualizado conforme o rendimento da empresa, torna-se possível ao empresário ter um direcionamento para o que precisa ser realizado.

  • Projeção de resultados

A gestão de custos, utilizando o planejamento financeiro, pode oferecer um elemento importante para o andamento dos negócios: a projeção de resultados, ou seja, o que o empresário pretende conseguir. A projeção de resultados pode ser comparada com os resultados conseguidos para otimizar os processos administrativos e manter a administração da casa lotérica em constante aperfeiçoamento.

  • Manter um bom contador

O empresário não tem por obrigação conhecer todas as informações sobre controle de finanças, já que seu maior trabalho está na administração direta do negócio. Portanto, é importante contratar os serviços de um bom contador, que possa tirar todas as dúvidas e oferecer melhor direcionamento para os investimentos que o empresário procura para seu empreendimento.

  • Ter um quadro de pessoal bem treinado

O treinamento de funcionários não deve ser visto como custo e sim como investimento. Uma casa lotérica depende praticamente do bom atendimento que os funcionários oferecem aos clientes, ou seja, são os responsáveis diretos pelo faturamento da lotérica. Quando o empresário mantém um quadro de funcionários bem treinado, oferecendo-lhes os recursos necessários para suas atividades, a gestão de custos da lotérica torna-se muito mais prática.

  • Controle total sobre custos

A gestão de custos exige um controle total sobre todo o movimento financeiro da lotérica. O empresário deve ter em mente que os registros devem ser feitos diariamente, mantendo a atualização do movimento financeiro e atendendo sua necessidade de conhecer a situação econômica da empresa. Com números atualizados é mais fácil ter a base para encontrar soluções para possíveis problemas.

  • Informatização do negócio é a chave

Atualmente tudo está informatizado e uma casa lotérica não consegue escapar dessa necessidade. A comunicação da lotérica com a Caixa Econômica é totalmente online e o controle de gestão de custos também deve ser feito através de um programa específico. O lançamento da movimentação financeira num sistema específico para casas lotéricas irá garantir maior controle sobre o dinheiro e irá manter também melhor controle sobre contas a pagar.