Harmonia e conflito são dois temas que convivem o tempo todo num ambiente de trabalho. Na casa lotérica, embora haja sempre um grupo pequeno de pessoas, muitas vezes bem menor do que em qualquer empresa, a situação também existe, já que conflitos são normais no ambiente de trabalho.

E isso ocorre porque as pessoas têm, cada uma, sua própria personalidade e, dessa maneira, os pensamentos são diferentes e podem gerar os conflitos.

Para o empresário lotérico, existem algumas maneiras de ajudar a administrar os conflitos de forma inteligente, conseguindo estabelecer maior harmonia em sua equipe de trabalho.

Estabelecer a harmonia é essencial para qualquer lotérica que queira conquistar melhor os clientes e se tornar referência em seu nicho de mercado, fazendo com que as pessoas tenham bom relacionamento, mantenham suas relações em comum acordo e entendam as diferentes personalidades com quem é necessário conviver.

Veja, a seguir, algumas dicas para que sua lotérica não tenha conflitos entre os funcionários:

1.     Entender as pessoas como elas são

Cada personalidade é diferente da outra e cada uma tem suas qualidades. Fazer com que as pessoas se entendam é resultado de entender as pessoas e valorizar as melhores qualidades de cada uma.

2.     Saber ouvir

Quando o empresário lotérico sabe ouvir seus funcionários, estabelece melhor comunicação e pode gerenciar melhor os conflitos que possam surgir. Valorizando os funcionários e compreendendo o que eles sentem é a melhor maneira de criar harmonia no ambiente de trabalho.

3.     Atacar o problema e não a pessoa

Quando surgir algum conflito na lotérica, procure entender o que está acontecendo e resolver o problema, atacando-o de frente sem atacar as pessoas envolvidas. Os conflitos sempre são resultados de alguma insatisfação. Ao resolver essa insatisfação você terá maior harmonia entre os conflitantes.

4.     Usar de empatia

A empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, buscando entender seu problema. Dessa forma, fica muito mais fácil gerenciar conflitos e entender os pensamentos dos conflitantes, encontrando soluções mais inteligentes.

5.     Usar argumentos inteligentes

O empresário lotérico deve ter capacidade de persuasão para que seus argumentos sejam bem recebidos, fazendo com que os conflitos sejam minimizados e eliminados do ambiente de trabalho.

6.     Praticar a paciência

O empresário lotérico deve praticar a paciência para entender os conflitos e buscar a melhor solução para manter um relacionamento saudável entre os membros de sua equipe, preservando a harmonia de sua empresa.

7.     Trabalhar a capacidade de socializar-se

Os funcionários de uma lotérica veem no empresário um exemplo para suas atitudes. Quanto mais o empresário tiver capacidade de relacionamento, aceitando personalidades e opiniões diferentes, maior capacidade terá de gerar a harmonia entre seus comandados.

8.     Tratar todos com igualdade

Para gerenciar conflitos é preciso não fazer diferença entre as pessoas, tratando todos os funcionários em pé de igualdade. Quando um empresário demonstra qualquer tipo de preferência por um funcionário, em detrimento de outro, está criando as primeiras condições para a desmotivação desse funcionário e estabelecendo os meios de geração de um conflito que pode se tornar incontrolável, precisando tomar providências mais drásticas para resolver a situação.

Conclusão

O empresário lotérico tem como missão maior saber lidar de forma inteligente com seus funcionários, evitando que possam surgir situações geradoras de desgaste entre a equipe, que irão afetar de maneira negativa a produtividade de sua empresa.

A forma como o empresário lotérico age com seus subordinados é que irá estabelecer o ambiente de trabalho de forma harmônica, sem conflitos entre as pessoas, trazendo melhores condições para que todos trabalhem motivados, que atendam bem os clientes e que façam de sua lotérica uma referência no mercado.