estoque-em-lotéricasManter o estoque em lotéricas devidamente checado é um passo importante para a saúde financeira do seu negócio. Atualmente, existem menos oferta de serviços no Brasil do que a população precisa, o que faz com que uma unidade lotérica viva sempre com uma demanda muito grande de clientes.

O grande fluxo de clientes gera lucros para a lotérica. Entretanto, atendê-los exige tempo e atenção. Dessa forma, os operadores de caixa não conseguem conferir o estoque e atender os clientes ao mesmo tempo, comprometendo os lucros.

Administrar de forma correta o estoque é uma das principais formas de evitar o prejuízo financeiro. Não basta ter funcionários proativos, uma casa lotérica em um bom ponto de comercialização e um bom plano gerencial. É preciso garantir condições para que os registros e conferências sejam feitos da forma mais rápida possível. Para facilitar esse processo, é importante automatizar o a conferência e os registros de estoque para não correr risco de faltar produtos.

Muitas lotéricas ainda se baseiam em um controle de estoque bastante antigo, que gira ao redor da distribuição dos itens disponibilizados aos operadores contabilizando-os como dinheiro. Este procedimento pode ser relativamente eficaz na prática, mas inviabiliza, por exemplo, a contagem de produtos mais vendidos e produtos em falta no estoque. Trata-se de um método bom até o momento em que se tem um verdadeiro sistema de gestão em funcionamento.

 

Importância da conferência do estoque em lotéricas

Fazer o inventário do estoque em lotéricas é parte importante da manutenção desta empresa. A falta de conferência do estoque, além de comprometer a gestão da lotérica – fazendo com que falte informações sobre determinado produto – ainda facilita o desvio de qualquer item, visto que a sua quantidade não é conferida.

É preciso fazer dois tipos de conferência de estoque: periódico e rotativo. O mais importante tipo de conferência de estoque em lotéricas é o rotativo, pois influi diretamente nos lucros. O inventário rotativo tem como principal objetivo eliminar os ricos de perda de produtos, além de informar o lotérico sobre a situação de saída e entrada de cada produto. Pela conferência em estoque é possível saber qual produto está sendo mais adquirido e qual gera menos lucro para a casa lotérica.

 

Automatização de conferência e registros de estoque em lotérica

Normalmente os inventários de estoque em lotérica são feitos de forma manual, pela contagem de cada produto. Isso leva tempo e corre-se o risco de haver contagem incorreta. Uma forma de eliminar esse problema é a automatização do estoque.

Existem sistemas de gerenciamento fáceis de usar e de baixo custo que podem fazer a conferência de estoque rapidamente. Controlar a entrada e a saída de produtos torna-se uma tarefa muito fácil, pois é feita automaticamente pelo software.

Um dos mais seguros sistemas de automatização de estoque é o disponibilizado pela Dourasoft. Esta empresa é especializada em softwares para lotéricas, o que torna tudo ainda mais fácil.

Todas as dúvidas e questões que o lotérico possuir sobre a conferência do estoque poderão ser sanadas rapidamente. Para saber mais sobre o sistema de conferencia de estoque de lotéricas AGIL basta clicar aqui.

A automatização do estoque de lotéricas envolve um registro mais completo sobre a entrada e saída dos produtos. É possível ter registrado a data de saída de um produto, o valor cobrado por ele, o caixa em que ele foi comercializado, a data de seu fornecimento e outros detalhes importantes para que seja feita a conferência rígida de estoque.

O software irá cruzar diversos dados sobre o estoque e gerar relatórios capazes de auxiliar o lotérico a fazer melhorias relacionadas aos produtos comercializados. O fluxo de venda dos produtos, bem como o histórico do mesmo, poderá ser visualizado de forma prática, sem tomar tempo do operador de caixa. Dessa forma, será possível disponibilizar atendimento diferenciado aos clientes sem comprometer as vendas da lotérica.

Em resumo podemos dizer que estoque é sinônimo de dinheiro. Se você ainda não possui um sistema de gerenciamento de estoque, pode estar comprometendo os lucros da sua casa lotérica e sobrecarregando os seus funcionários. Pense nisso!

 

Fonte: DouraSoft