Como melhorar o desempenho da equipe, passo a passo

Se os membros de sua equipe não são tão produtivos quanto se desejava, não se sentem motivados, não existe proatividade, estão insatisfeitos e o desempenho da equipe é ruim, está na hora de mudar esta história.

Assim como acontece conosco, enquanto indivíduos, as equipes também precisam de atenção regular. Com a implementação de algumas regras e atividades, você pode ajudar a sua equipe a se unir para trabalhar como uma unidade coesa para um objetivo comum, com confiança compartilhada, expectativas em alta, respeito pelas contribuições de cada indivíduo e orgulho em suas realizações.

Casey Stengal, um famoso e reconhecido treinador de beisebol, disse certa vez: “Encontrar bons jogadores é fácil, fazê-los jogar juntos é a parte mais difícil.” Afinal, como você tem trabalhando na para melhorar o desempenho da equipe?

 

•Primeiro Passo
O primeiro passo consiste na realização de treinamento adequado à força de trabalho, para ajudar os membros do time a compreender o valor das contribuições individuais para a realização de um objetivo comum. Nesse ponto, é sempre bom lembrar que habilidades e pontos de vista diversificados podem ajudar a encontrar soluções mais criativas para os problemas do que um grupo de indivíduos com origens e experiências semelhantes.

 

•Segundo Passo
Demonstre o seu papel como líder da equipe por se esforçar para encontrar formas de resolver conflitos. Não se esqueça de reforçar a importância do valor de se trabalhar em direção a objetivos comuns e a agradecer por suas contribuições compartilhados. Construa relacionamentos com membros, tendo como base a confiança e a lealdade. Incentive que estes mesmos valores estejam presentes entre as pessoas.

 

•Terceiro Passo
O terceiro passo é sobre comunicação, ou melhor, sobre a necessidade de facilitar a comunicação com equipe e entre os indivíduos. Você deve dar o exemplo por ser aberto a sugestões e preocupações, além de ser sensível aos sentimentos. Comunique-se com clareza, especialmente em relação às expectativas e instruções. Encoraje a partilha de informação, a escuta ativa e o brainstorming.

 

•Quarto Passo
Em seguida, um ponto fundamental para melhorar o desempenho da equipe, é a definição de objetivos de trabalho claros, com prazos e expectativas. Certifique-se que todos os integrantes compreenderam o seu papel e as suas responsabilidades e de seus companheiros de equipe. Do mesmo modo, crie indicadores e metas coletivas e avalie o desempenho da equipe e o progresso em direção a essas metas. Comemore os avanços e sucessos, e deixe tudo registrado em um grande quadro branco fixado na parede e acessível a todos.

 

•Quinto Passo
O quinto passo trata da definição de regras básicas com a equipe, para operar de forma eficiente e medir o desempenho e o sucesso. Um bom modo de fazer isso é através de um brainstorming, evitando que um julgue as contribuições do outro. Verifique se todos estão engajados, se chegam a tempo nas reuniões e se estão com os prazos do projeto em dia. Desse modo, você criará as regras do jogo com a equipe e poderá se certificar que todos concordam com elas.

 

•Sexto Passo
Depois de criar as regras gerais com a participação de todos, é hora de criar um método para chegar a um consenso e obter um resultado extraído da contribuição de cada um. Procure estimular um clima de cooperação e de colaboração de resolução de problemas. Na tomada de decisão, certifique-se de que todos os membros foram informados sobre o progresso da equipe. Todos devem ter uma oportunidade de fazer perguntas e expressar opiniões, e todos têm permissão para discordar.

 

•Sétimo Passo
Por fim, uma questão muitas vezes ignorada pela grande maioria dos gestores: celebre as realizações e reconheça a equipe e cada uma das pessoas por suas contribuições e esforços compartilhados. Recompensas coletivas e individuais criativas são ótimas para descontrair e trazer um ambiente saudável a qualquer empresa.

 

Com a prática, é possível aperfeiçoar cada um dos passos, aplicando-os em sequência e de modo cíclico, como acontece em qualquer processo de melhoria contínua. Buscar melhorar o desempenho da equipe é uma tarefa que todo bom gestor deve se impor e que não possui fim, pois estamos diante de um desafio contínuo que não tem hora para acabar.