Como empresário lotérico, você deve saber que o objetivo é sempre conquistar mais clientes, manter o bom atendimento e fazer de sua lotérica uma referência entre as outras. A tarefa não é fácil, já que a maior parte das casas lotéricas tem o mesmo objetivo, mas é possível você mostrar que faz a diferença do mercado através de algumas estratégias bem simples.

Uma recomendação importante para conquistar mais clientes é motivar sempre seus funcionários. Um funcionário desmotivado não vai atender o público direito e o cliente é o primeiro a perceber. Um operador de caixa gentil, sorridente, que recebe o cliente com um “bom dia” e se despede com ele com um “boa sorte” pode fazer uma grande diferença para sua casa lotérica.

Claro que não basta só isso, embora também não tenha de fazer nenhuma mudança mais drástica. Vamos ver como você pode conquistar mais clientes com algumas outras recomendações:

1.     Analise a situação de sua lotérica

Veja como está o andamento de sua lotérica fazendo um balanço geral da empresa, analisando números, vendo os resultados de cada mês e o que está sendo positivo ou negativo dentro da contabilidade. Ao mesmo tempo, procure ver como andam os concorrentes e como estão conseguindo trabalhar com suas lotéricas. Não se preocupe em copiar ideias: isso faz parte da concorrência. Se houver algo que possa adaptar à sua empresa, faça-o.

2.     Tenha sempre o cliente em primeiro lugar

Sempre que for fazer qualquer mudança, pense sempre no seu cliente. Ele está em primeiro lugar em todos os momentos e tudo o que você fizer deve ser no sentido de melhor atendê-lo e de oferecer algo novo, interessante, que possa motivar o cliente a procurar sua lotérica.

3.     Faça reuniões com seus funcionários

Mantenha a constância necessária para reuniões com sua equipe de atendentes, pedindo opinião sobre o que pode ser feito ou não. Essas reuniões podem ser semanais, quando você terá oportunidade de saber a reação dos clientes a mudanças já implantadas ou receber sugestões sobre o que pode ser feito.

4.     Cuidado com a troca constante de funcionários

Principalmente com relação a atendentes, evite demitir funcionários. E essa demissão deve ser evitada a partir do momento em que você contrata uma nova pessoa. Além de trazer elevação nas contas, a demissão também pode influenciar com relação a clientes que, muitas vezes, estão acostumados a procurar uma determinada pessoa.

5.     Seja criativo sempre

Nunca fique parado esperando que algo aconteça. Aceite as opiniões, sempre que forem para melhorar o funcionamento de sua lotérica, analise a situação e reaja o quanto antes. Lembre-se que a criatividade é importante, principalmente quando passamos por uma crise como a atual. Aproveite toda e qualquer oportunidade para atrair mais clientes.

6.     Fidelize seus clientes

A fidelização de clientes numa lotérica é feita pelo bom atendimento e pela rapidez. Afinal, o cliente sempre imagina que a lotérica é a extensão de um banco e um banco sempre é muito frio no atendimento. Otimize a qualidade no atendimento dos serviços e faça com que seus clientes se tornem fiéis.

7.     Ofereça novos produtos

A maior parte do faturamento da lotérica é da venda de bilhetes de loteria e de jogos da Caixa e, evidentemente, existem poucos novos produtos que podem ser oferecidos, mas sempre você poderá encontrar alternativas. Os bolões, hoje, são uma dessa alternativa, já que você pode ter um valor de prestação de serviços, e o atendimento de clientes para malotes é outra, que pode ser feita de forma diferenciada. Por exemplo, porque não contratar um motoboy para buscar esses malotes nas empresas? Você oferece um diferencial que irá atrair mais clientes para sua lotérica.