COMUNICADO – Reformulação das loterias em 2016, deve atender demanda dos Lotéricos

Reformulação das loterias em 2016, deve atender demanda dos Lotéricos

Presidentes Sindicais, membros da Comissão de Jogos da FEBRALOT e delegados sindicais do SINCOESP, participaram de uma reunião com os executivos da área de jogos da Caixa. A seguir o resumo de alguns tópicos que foram debatidos na ocasião.

Pauta

• Novo ambiente de Sorteio – No Terminal Tietê
  • Legislação relacionada a Loterias
  • Loteria Federal
  • Credibilidade dos Sorteios

Assuntos

• Novo ambiente de Sorteio – O ambiente de sorteio das Loterias a ser inaugurado hoje, no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, começa a funcionar em 2016, em duas fases.
      • 1º Etapa – Realizará o sorteio de uma modalidade de loteria por dia no Tietê, e as demais, continuarão acontecendo através do Caminhão da Sorte.
      • 2º Etapa – Todos os sorteios serão realizados no Tietê e apenas os concursos especiais acontecerão no Caminhão da Sorte, em festas e celebrações, por diferentes cidades do país.

O novo ambiente substituirá o auditório da Caixa, em Brasília, e, realizará os sorteios com a participação do público, e com transmissão ao vivo pela Internet, quando todos os processos estiverem em atividade.

• Projetos de Leis que impactam no percentual do prêmio das Loterias – Recentemente foi aprovada a Lei 13.146/15 que retira uma parte (0,6) do valor destinado ao premio  das Loterias e, transfere para o comitê paralimpico. Não impacta no valor do lotérico.
  • O plano de sorteio da Loteria Federal será reavaliado, conforme esta legislação.
  • A Caixa tem uma equipe para acompanhar os temas legislativos e, impedir que o setor seja impactado negativamente.
  • Após cobrança da FEBRALOT, por uma atuação mais participativa, a Caixa se comprometeu a colocar essa diretoria de assuntos parlamentar em contato com a Federação, para que possam agir preventivamente a fim de  que os parlamentares deixem de elaborar projetos de lei similares.  Hoje são mais de 100 projetos querendo verba do prêmio das loterias.

• Loteria Federal – Os testes de extrações de quarta, mudanças de cotas, entre outros tópicos
  • Os números da Caixa sobre a venda da Loteria Milionária de quarta-feira, demonstraram um péssimo resultado de comercialização – O dia de sorteio da Loteria Milionária será mantido no sábado.
  • O SINCOESP entregou para a Caixa os números de devolução, excedente, dos Lotéricos, ou seja, quantos bilhetes eles encalharam, além da devolução autorizada, e qual foi o prejuízo.
  • A FEBRALOT entregou para a Caixa o resultado da enquete que os Lotéricos responderam, sobre as vendas, a conta, e a aceitação da Loteria Federal.
  • A Caixa ficou ciente da crise do produto e vai elaborar uma reformulação da loteria, para permitir que os Lotéricos façam uma redução da cota de bilhetes.

• Credibilidade dos Sorteios – A Caixa monitorou todos os materiais nas mídias sociais sobre os boatos.
  • O SINCOESP reafirmou que a população precisa ser informada pois, o Lotérico conhece e confia no sistema.
  • A CAIXA apresentou argumentações para desbancar a teoria de que as apostas diminuíram, a FEBRALOT discordou, os presidentes sindicais exemplificaram situações de apostadores que difamam o produto dentro da Lotérica, e outros exemplos semelhantes.
  • A CAIXA ouviu e se comprometeu a realizar outra ação para os apostadores.
  • Já estava decidido pela Caixa, a veiculação de vídeos curtos de instrução aos apostadores, sobre o funcionamento dos sorteios na parte de segurança, sistemáticas etc. Estão aguardando a liberação do direito de imagens para a utilização de um material que já possuíam.

Extra pauta

• Alteração na Quina
      • A Loteria vai ser modificada pera permitir as apostas múltiplas.  O preço das apostas com mais de cinco dezenas deve aumentar, pela mudança da sistemática do jogo. Na campanha de comunicação a Caixa vai focar no pagamento do Duque, que também será rateado.
      • Previsão para implantação, em fevereiro.
  • Treinamento de equipe Interna
      • Os presidentes sindicais pediram um treinamento para os Supervisores de Canais sobre o tema Loterias
      • A CAIXA disse que falta pouco para a implantação da “Universidade Caixa” para treinamento. A FEBRALOT entende que deveria ser substituído por vídeos curtos de orientações pontuais. A CAIXA ficou de analisar.

A reunião aconteceu , nesta quinta, 17, e contou com a presença dos presidentes sindicais membros da Comissão de Jogos da FEBRALOT, Robson Gomes, Pará; Jodismar Amaro e José Carlos P. Paiva, São Paulo; Marcelo de Araújo, presidente, e Marcelo de Oliveira, vice, do Rio de Janeiro; Marco Antônio Kalikowski, Rio Grande do Sul, Aldemar Mascarenhas, Paraná, Maria Luzia Fernandes Alves, Espírito Santo; e Gilmar Cechet, Santa Catarina. Representando a Caixa, participaram, os gerentes nacionais de produto, Raymundo Oliveira e Edilson Vianna.

Também estavam presentes os delegados sindicais de São Paulo, e representantes, Gustavo Costa, Roberto Fontinelli, Márcio Nakamatsu, Luiz Carlos Brentigani, Cleber Guimarães, Mario Rui Nobrega, Ricardo Matsushita, Waldemar, Sueli Falcão, Custodio Guimarães e Cláudio Correa.

São Paulo, 18 de dezembro, de 2015

FEBRALOT