cropped-download.jpg

Comunicado Febralot 

Ref: organização da “Mega semana de Protestos”

 

Após o anúncio dos novos valores das tarifas da Rede, pela Caixa Econômica Federal, no último dia 31, a diretoria da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas, FEBRALOT, em consulta aos Sindicatos Estaduais, reavaliou o impacto da continuidade da manifestação nacional, programada para ocorrer entre os dias 04 e 11 de junho, e decidiu pela suspensão momentânea do movimento.

Para a diretoria da FEDERAÇÃO, a divulgação dos preparativos do movimento, tirou os diretores da situação de inércia, pois, em caráter de urgência, foi convocada uma reunião do Conselho Diretivo da Caixa, para elaborar uma tabela e liberar o reajuste. Sinalizando que o movimento conseguiu o seu objetivo, parcialmente, pois, a categoria trabalha pelo reajuste das tarifas do boleto interbancário, e este serviço, ficou de fora do reajuste apresentado dia 31, de maio.

É consenso entre os presidentes dos Sindicatos Estaduais que, a divulgação – às pressas – de um reajuste, por parte da Caixa, teve a finalidade de esvaziar o movimento da Rede Lotérica. Consciente da força e da credibilidade política que a categoria alcançou, após a renovação dos contratos de permissão, com a aprovação da Lei nº 13.177/15. A Caixa procurou evitar que fosse mencionada negativamente pela imprensa, já que a Mega semana, também contaria coma divulgação para a opinião pública.

O reajuste oferecido pela Caixa, sobre alguns produtos, representa 6,53% na arrecadação de tarifas de uma casa lotérica, de porte médio (o impacto varia de loja para loja). A variação do INPC desde o último reajuste das tarifas, ou seja, outubro de 2014 é de 17,31%. Como de costume, o reajuste apresentado pela Caixa, não cobre a perda econômica da categoria.

Dos 44 serviços prestados pela categoria [16 pagamentos e 28 recebimentos] a Caixa reajustou 14 (quatorze) serviços, deixando de fora, pela segunda vez, o reajuste dos boletos bancários. O serviço foi reajustado pela última vez em 2013, e é objetivo principal da mobilização da categoria. Depois do anuncio da semana de protestos, existe uma sinalização da Caixa, para a divulgação de uma tarifa, melhor, para o recebimento dos boletos de outros bancos.

A expectativa pela obtenção do reajuste dos boletos de outros bancos, somado à ausência da liminar judicial, aliada à dificuldade logística para a mobilização dos empresários, pelo país, motivaram o adiamento da mobilização organizada pelos Sindicatos Estaduais, com a FEBRALOT.

De toda maneira, as lideranças sindicais permanecem em estado de mobilização, pois, caso não ocorra à divulgação do reajuste dos boletos, a mobilização acontecerá com foco nos bancos particulares.

Diretoria FEBRALOT