1Você já pensou que o comportamento dos seus colaboradores pode influenciar no número de vendas da sua casa lotérica? O comportamento humano incumbido dentro deste estabelecimento é a base de funcionamento da unidade.

O comportamento vai muito além do individual ou do coletivo, ou seja, não estamos falando de ações específicas dentro de um grupo, mas sim da harmonia que gera resultados positivos. É nesse ponto em que chegamos na famosa Lei do Efeito.

A Lei do Efeito consiste em um conceito que diz que a satisfação é passível de reprodução igualmente satisfatória. Em resumo, seria algo semelhante a gentileza gera gentileza. Ou seja, uma ação que proporciona um resultado positivo tende a se repetir se os mesmos passos anteriores forem tomados de forma equivalente.

O que muitos empreendedores não sabem, é que existem métodos de aumentar a satisfação do colaborador através de estímulos comportamentais. Tudo isso, faz com que ele comece a trabalhar melhor e mais feliz. O funcionário que for recompensado por seus resultados, por exemplo, tem a tendência de repetir a eficiência em prol de ganhar novamente o seu bônus.

Dentro da sua unidade lotérica você pode trabalhar esse mesmo conceito de comportamento humano com a sua equipe. Veja neste artigo algumas maneiras de aplicar a Lei do Efeito em seu estabelecimento.

Como fazer seus colaboradores trabalhem de forma otimizada2

Existem medidas que você pode adotar dentro de uma casa lotérica para que os seus funcionários tenham melhor rendimento em suas tarefas. E isso nem sempre envolve treinamentos, muitas vezes afetos psicológicos afetam o comportamento dos seus funcionários e podem até fazer com que o rendimento deles fique prejudicado. Veja algumas dicas para trabalhar a satisfação deles dentro do seu estabelecimento:

  • Elogio: O primeiro gesto da Lei do Efeito que proverá benefícios para o comportamento humano da equipe é o elogio. Por mais que não seja um bem material ou financeiro, o elogio serve para que o funcionário perceba que o seu trabalho é reconhecido pelos superiores. A eficiência desse indivíduo tende a crescer a partir desse gesto simplório.
  • Recompensas: Essa é a abordagem mais direta para enaltecer o comportamento humano na sua casa lotérica. Oferece e até mesmo estabeleça recompensas para quem proporcionar ótimos resultados para a unidade. Muitas pessoas optam por estabelecer uma recompensa financeira, mas até mesmo uma folga em uma sexta-feira estendendo o final de semana pode ser muito útil para trabalhar esse parâmetro da Lei do Efeito.
  • Não critique, ensine: A Lei do Efeito tem benefícios em caso de resultados positivos, mas quando ocorre algo negativo, a tendência é que as mazelas aumentam igualmente ao seu oposto. Nesse caso, quando um funcionário fizer besteira, não o critique, exceto quando for passivo de demissão. A melhor coisa que você pode fazer é mostrar o problema e ensinar a solução, assim o indivíduo terá a sensação de aprendizado, então ele passará a se esforçar mais.
  • Deixe claro que existem benefícios: As pessoas são previsíveis, o que é ótimo para o gerente que quer trabalhar o comportamento humano dos funcionários da casa lotérica. Ao deixar claro que existe algum tipo de recompensa ou bonificação para quem cumprir um bom trabalho, os funcionários vão automaticamente buscar isso se esforçando para produzir bons resultados, mas não deixe isso se tornar uma competição interna, administre isso presando a harmonia da equipe.