A análise de desempenho é uma das melhores ferramentas para saber se sua lotérica está bem posicionada no mercado. É uma ferramenta simples e fácil de ser aplicada e poderá direcionar melhor as atividades de sua lotérica, indo além da simples análise dos números apresentados.

Essa análise de desempenho deve ser aplicada pelo menos uma vez por mês, dando ao empresário a oportunidade de conhecer a atuação de sua lotérica, não apenas através dos números, mas também com relação ao atendimento, à satisfação dos clientes e dos funcionários, verificando se existem problemas e como encontrar a solução para eles.

Fazer uma análise de desempenho de uma lotérica é praticamente a mesma coisa que analisar qualquer empresa. Basta que se utilize alguns indicadores de desempenho e se aplique esses indicadores, adaptando-os à sua situação específica.

Para que você, como empresário de lotérica, possa fazer uma boa análise de desempenho, deve antes fazer uma análise do rendimento de sua lotérica. Assim, mantenha sempre com muito cuidado todas as informações financeiras em relatórios, para comparar o andamento de seu empresa. Isso vai possibilitar que, para fazer uma análise completa, você faça a comparação do rendimento durante os meses anteriores com o atual.

Fazendo a análise de desempenho através de indicadores

Tendo em mãos os números referentes à parte financeira de sua loteria, você já pode analisar os indicadores de desempenho e, para começar, verifique se está conseguindo atingir suas metas mensais.

Em seguida, compare os números referentes aos meses anteriores e veja como foi a evolução desses números. Se tiver conhecimento de Excel, você pode criar uma planilha e montar um gráfico, mostrando a evolução do rendimento e comparar com as despesas.

Caso não tenha conhecimento, basta procurar um programa de análise de desempenho (existem muitos gratuitos na internet), conseguindo os gráficos para poder analisar com mais detalhes.

Na análise de desempenho verifique se os números apresentados (preferencialmente em gráficos) apresentam aquilo que você estabeleceu como meta para sua lotérica e compare esses números com aqueles recebidos dos relatórios da Caixa Econômica.

Indicadores para análise de desempenho

Os indicadores para análise de desempenho mais utilizados para as empresas são os seguintes:

1.      Análise do faturamento e do risco do negócio

Nesse indicador de análise de desempenho o principal número é o faturamento, que irá mostrar como está sendo a evolução de sua empresa ao longo do tempo. Se o seu faturamento estiver sempre aumentando, é um bom sinal: significa que você está progredindo e que pode estabelecer metas mais arrojadas, dentro dos parâmetros verificados nos meses anteriores.

Observando o faturamento e comparando com as despesas, você terá uma margem de lucro e, percentualmente, a relação da margem de lucro com o faturamento. Quanto maior for a margem de lucro, menor será o risco, ou seja, você pode prever investimentos e apresentar novos serviços, ampliando suas atividades.

2.      Análise do ticket médio

O parâmetro do ticket médio é um dos indicadores que mostra a dinâmica de venda de uma casa lotérica e por ele você pode avaliar a necessidade ou não de investimento nos operadores de caixa. Como o número de clientes é muito grande e você não pode medir o ticket médio através dele, faça o cálculo por operador de caixa.

3.      Análise das contas a pagar

Contas a pagar é um dos fatores importantes para a análise de desempenho. Se você não tiver controle sobre suas dívidas, poderá ter problemas no futuro. Procure manter sempre em dia, lembrando que dívida qualquer empresa tem, mas que elas devem ser honradas com o pagamento em dia para não incorrer em juros e mais despesas.

Conclusão

Fazendo a análise de desempenho de sua empresa periodicamente, você poderá identificar melhor onde pode ou não ocorrer problemas e terá a possibilidade de direcionar melhor seu empreendimento.

Ao identificar qualquer problema apresentado pela análise de desempenho, você só irá precisar organizar sua lotérica para otimizar a qualidade do serviço e manter o seu empreendimento em pleno desenvolvimento.