qualidade no atendimentoUma casa lotérica é uma empresa que trabalha essencialmente com serviços, oferecendo aos clientes a possibilidade de fazer pagamentos, de realizar retiradas e depósitos, de apostar em loterias, ou seja, como uma empresa de serviços, deve oferecer qualidade no atendimento para competir no mercado.

O atendimento deve ser visto como sinônimo de atenção e empatia. O cliente deve ser sempre tratado como prioridade, deve ser acompanhado, tratado com simpatia e respeito e, quando necessário, deve ser ouvido com atenção, mesmo que o assunto não tenha qualquer referência com a lotérica.

O negócio da lotérica é servir, este é um conceito que não pode ser mudado, e isso significa que cada empregado, cada operador de caixa de uma lotérica deve estar consciente de sua posição de servir o cliente, de atender da melhor forma possível, satisfazendo-o a ponto de fidelizá-lo.

Qualidade no atendimento exige priorizar o relacionamento humano

Um operador de caixa, ao fazer o atendimento de qualquer cliente deve ter como prioridade o relacionamento humano, mostrando que cada cliente é único, que aquele momento é entre os dois. O lado comercial é algo que, mesmo envolvido, não pode ser encarado como objetivo. Assim, quando um cliente percebe que ele é único, ele vai retornar à lotérica, muitas vezes procurando o mesmo operador de caixa, tornando-se um cliente fidelizado.

Para conseguir a qualidade no atendimento, a lotérica deve ter funcionários bem treinados, que tenham comprometimento com a empresa e com a prestação de serviços. O empresário lotérico pode garantir esse comprometimento dos funcionários através de seu relacionamento com eles, de reuniões sobre o assunto, onde cada operador de caixa poderá expor dúvidas e onde outros operadores podem esclarecer, podem discutir e até mesmo comentar sobre um ou outro caso que tenha ocorrido.

O empresário lotérico deve orientar seus funcionários no sentido de que devem fazer tudo para garantir que os clientes estejam bem atendidos e, para isso, não é preciso um conhecimento mais aprofundado do que a manutenção de bom relacionamento com as pessoas.

Coisas comuns são atrativos para o cliente e para mostrar que a lotérica oferece qualidade no atendimento: o bom-dia ou boa-tarde com um sorriso franco e sincero, o saber ouvir o que o cliente precisa, a presteza no atendimento ao que ele está querendo e, ao final, a oferta de um produto que a lotérica esteja disponibilizando, como um bolão, por exemplo. Ao final, um “boa sorte” confiante, com o mesmo sorriso de boas vindas.

O empresário deve também estar sempre observando a forma como seus operadores de caixa atendem os clientes e, ao perceber qualquer problema, dentro de suas possibilidades, intervir e mostrar seu interesse, oferecendo ajuda quando preciso e não deixando que qualquer cliente saia insatisfeito.

Qualidade no atendimento atendendo as necessidades do cliente

A qualidade no atendimento, atualmente, não é apenas agradar o cliente, atendê-lo de forma educada ou simplesmente tratar bem. Um cliente é a razão de ser de uma lotérica e, assim, é preciso saber surpreender, estabelecendo um canal de comunicação direto entre a operadora ou operador de caixa e esse cliente, que deve ser ouvido com atenção, deve sentir-se à vontade em seu relacionamento com o operador de caixa.

Um cliente satisfeito vai dizer que existe qualidade no atendimento e comentar sobre a operadora ou operador de caixa com pelo menos 5 pessoas, invariavelmente. Quando é mal atendido, o cliente vai divulgar para pelo menos 20 pessoas, o que é uma propaganda extremamente nociva para sua lotérica.

Qualidade no atendimento não deve ser vista como obrigação numa casa lotérica, deve ser vista como razão de ser de cada um dos funcionários e do proprietário da empresa.