sistema de reconhecimentoManter uma casa lotérica em perfeito funcionamento consiste em confiar nos seus funcionários, pois são eles a essência da prestação de serviço da sua empresa. Para oferecer para a clientela um serviço de qualidade, seus funcionários necessitam ser produtivos. A produtividade vem de muitos fatores internos por parte da empresa, mas um dos principais é motivadores é o sistema de reconhecimento.

Para melhor entendimento, veja a seguir os significados dos termos:

  • Produtividade: A produtividade de um determinado setor da sua lotérica, como o atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser definida pela quantidade positiva de resultados perante o trabalho do funcionário. O atendente, como o próprio nome indica, precisa atender os clientes para prestar os serviços das lotéricas. Se os resultados da sua tarefa for um número satisfatório para a empresa, e, principalmente, se o atendimento for bom, isso significa que esse é um funcionário produtivo. Tarefa, mais quantidade e qualidade é igual a produtividade;
  • Sistema de reconhecimento: O sistema de reconhecimento consiste em uma abordagem psicológica feita em empresas a fim de aumentar a produtividade dos seus funcionários. O conceito gira em torno do reconhecimento do trabalho prestado pelos funcionários. Se o atendente faz suas funções corretamente, como foi exemplificado no tópico anterior, existe a tendência de que sua produtividade aumente caso o seu esforço venha a ser reconhecido pela empresa. Em suma, o sistema diz que os resultados melhoram e aumentam conforme o funcionário percebe que os seus esforços proporcionam reconhecimento e benefícios.

O sistema de reconhecimento tem os seus prós e contras dentro de qualquer empresa. Na sua empresa, ou seja, na sua casa lotérica, o sistema pode aumentar a produtividade dos funcionários conforme exemplificado anteriormente. Porém, se as bonificações não forem bem estruturadas e planejadas, pode ser que sua empresa perca dinheiro por causa de aumentos de salários mal especificados e bonificações não planejadas.

Em suma, podemos dizer que o sistema de reconhecimento pode ser positivo ou negativo, tudo vai depender do seu tipo de abordagem diante tal situação.

Como desenvolver um bom sistema de reconhecimento para a produtividade dos funcionários?

como desenvolver um bom sistema de reconhecimento

Esse é um impasse muito interessante para se discutir, afinal de contas, se o sistema de reconhecimento é realmente útil para aumentar a produtividade dos funcionários, qual seria a melhor maneira de fazer isso? A resposta é mais simples do que você pode imaginar: com planejamento.

O primeiro passo para implementar o sistema de reconhecimento dentro da sua casa lotérica é ter isso devidamente planejado no início do ano. Portanto, durante a reunião que vai definir as propostas e abordagens da empresa no decorrer dos próximos doze meses consecutivos, você deve levar em consideração que será preciso garantir uma parte das finanças para beneficiar os seus funcionários, feito isso, esse dinheiro passa a ser reservado, garantindo que você não perca o controle financeiro. Se você quiser definir para o segundo semestre, não há problemas. Para nove meses? Tudo certo também, pois o importante é seu funcionário perceber que você está investindo nele, e criando algo para melhorar a permanência dele em sua lotérica.

O próximo passo do sistema de reconhecimento é justamente beneficiar os funcionários, mas você não pode fazer isso de maneira arbitrária. Essa atividade também precisa de planejamento. Você não pode escolher o funcionário que você acha que é produtivo por ser simpático, você tem que ser justo e precisa ter bom senso. Para essa etapa use o sistema de gerenciamento de desempenho (Relatórios de Vendas por exemplo). Veja quais são as funções dos funcionários, analise o seu método de trabalho, a sua eficácia, os resultados gerados e os benefícios para a empresa. Feito isso, levando em consideração a atividade desempenhada e os pontos fortes e fracos de cada um, você terá uma métrica que vai definir quem está merecendo um aumento através dos seus resultados.