O desempenho de sua lotérica pode ser alavancado através de ferramentas básicas de administração, melhorando o fluxo de caixa e atraindo mais clientes. Como é fácil perceber, para conseguir melhorar o desempenho, uma casa lotérica precisa simplesmente aumentar o número de clientes, fidelizando o máximo possível deles, fazendo com que sintam vontade de, quando precisam de uma lotérica, procurar uma específica e não qualquer uma delas.

Uma casa lotérica não precisa se limitar a se tornar uma sucursal da Caixa Econômica. Grande parte dos empresários limita-se a implantar o layout dentro da padronização exigida pela Caixa, atendendo as exigências e abrindo as portas para que os clientes possam fazer seus pagamentos e realizar suas apostas, sem o mínimo de preocupação com seu conforto e com o aperfeiçoamento no atendimento.

Essa situação pode ser revertida com alguns quesitos básicos e essenciais, que podem levar o cliente a sentir-se num local diferente de apenas mais uma casa lotérica, num local onde existe maior respeito com ele, cliente, que, afinal, é quem está trazendo lucratividade para o empreendimento.

Entre esses quesitos que podem melhorar o desempenho de sua lotérica, podemos destacar os seguintes:

1.     Treinamento dos funcionários

Os funcionários operadores de caixa devem ser bem treinados para o atendimento, tratando os seus clientes com atenção, cumprimentando cada um deles e procurando fazer com que se tornem amigos, demonstrando que são bem vindos em sua casa lotérica. Além disso, devem ser rápidos no atendimento, evitando que se formem as longas e costumeiras filas que encontramos na maior parte das lotéricas.

2.     Instalação de assentos

Havendo espaço em sua lotérica, instale assentos para que idosos, grávidas e pessoas com alguma deficiência possam esperar sentados pelo atendimento. É um investimento que vai lhe render muito no futuro, mostrando aos clientes que você, como empresário, não pensa somente no lucro que a lotérica pode lhe trazer, mas também no conforto que cada cliente deve ter.

3.     Crie um sistema de senhas para atendimento

O sistema de senhas, tão aplicado no comércio e nos bancos, é uma das formas de deixar o cliente mais tranquilo, enquanto espera sua vez. Com os assentos, onde podem esperar sentados, e com o número da senha em mãos, você oferece conforto e recebe fidelização de seus clientes.

4.     Instale uma TV para os clientes

Não existe nada mais chato para um cliente do que ficar observando o tamanho da fila, contando quantos faltam para sua vez de ser atendido. Com uma TV instalada na casa lotérica, o cliente tem como se distrair enquanto espera e você, como empresário, mostra que sua preocupação com o cliente é sincera, principalmente quando se trata de pessoas mais velhas.

5.     Acompanhe seus funcionários

Todos os dias, faça o acompanhamento de seus funcionários operadores de caixa, verificando se surgem problemas de atendimento e procurando ajudá-los a solucionar os que aparecem. Nunca deixe que um cliente saia insatisfeito de seu estabelecimento: são eles que vão levar informações sobre sua lotérica e você precisa se lembrar de que um cliente mal atendido vai comentar o assunto com mais de 20 pessoas, enquanto que outro, bem atendido, poderá falar com apenas 5.

6.     Converse com seus clientes

Como empresário lotérico você não tem necessidade de ficar apenas atrás do balcão de atendimento. Sempre que possível, converse com seus clientes, procure conhecê-los melhor. O bom atendimento não é prestado apenas pelos operadores de caixa. Sua atenção para com eles demonstra que você faz parte da comunidade e irá atrair cada vez mais clientes para sua casa lotérica.