Como lidar com conflitos em sua lotéricaSer um empresário consiste em saber como lidar com conflitos, isso é válido para qualquer tipo de empreendimento, até mesmo para casas lotéricas. O empresário é aquela pessoa que deve ter a visão que os outros não possuem, agindo como mediador de conflitos, conseguindo solucionar problemas e, inclusive, prevendo e evitando que eles aconteçam.

Neste artigo você terá acesso a uma série de dicas exclusivas que vão auxiliar você a se portar melhor no gerenciamento da sua casa lotérica mediante aos conflitos.

Três passos de como lidar com conflitos na sua lotéricaTrês passos de como lidar com conflitos na sua lotérica

  1. Identifique o conflito: A primeira etapa necessária em como lidar com conflitos na sua lotérica é identificar qual é o problema em questão. É problema com funcionários? Clientes? Fornecedores? No fim, não importa, o importante é você entender o que está acontecendo para poder começar a trabalhar em uma solução rápida para este conflito;
  2. Identifique o que provocou o conflito: Depois de entender o que está acontecendo, procure compreender como o conflito foi gerado. Muitas vezes ao identificar a base de um problema, nós conseguimos conhecimentos para encontrar soluções. Isso é válido para qualquer coisa, desde uma rachadura em uma casa a até mesmo os conflitos desencadeados dentro da própria lotérica;
  3. Identifique um meio de solucionar o conflito: Seguindo a ordem de acontecimentos, comece a procurar por maneiras práticas para solucionar o conflito. Você já tem as informações que precisa para isso, agora só é necessário se esforçar para conseguir bons resultados. Porém, lembre-se que o seu pensamento deve ser lógico e rápido, porque o tempo é importante neste situação: quanto mais tempo se leva para resolver a situação, mais séria ela pode ficar.

 

Como lidar com conflitos? Evitando problemas!

Conflitos sempre vão ocorrer, não importa a situação. Este tipo de coisa acontece interna e externamente, passando por um funcionário problemático, cliente insatisfeito a até mesmo um assalto. Nenhuma dessas condições devem ser deixadas de lado. A melhor maneira de lidar com conflitos é evitando que eles aconteçam. As vezes é inevitável, mas as vezes é possível safar-se deles com antecedência. Veja como:

  • Treine bem os seus funcionários: Muitos conflitos, internos e externos, provêm da prestação de serviços da lotérica, portanto, para evitar esses problemas a sua melhor opção inicial é trabalhar para que os funcionários sejam bem treinados ao ponto de reduzir qualquer possibilidade de erro ou desentendimentos que venham a se tornar um conflito;
  • Fortaleça o trabalho em equipe: São muitas personalidades diferentes dentro do mesmo ambiente, ou seja, a possibilidade de opiniões e atitudes diferentes pode ocorrer e, a partir disso, algum conflito ser desencadeado. Para evitar isso nós recomendamos o fortalecimento do trabalho em equipe. Se sua equipe de funcionários estiver unida, as chances de acontecer problemas é muito menor. Fora isso, uma equipe sozinha também tem autonomia para resolver os próprios problemas;
  • Tenha um protocolo para clientes problemáticos: As pessoas geralmente seguem padrões de comportamento, e como sua lotérica tem um padrão de funcionamento, você pode prever o que pode acontecer de ruim. Feito isso, procure desenvolver métodos para poder lidar com clientes problemáticos;
  • Tenha um bom sistema de segurança: Instale câmeras de segurança e contrate um bom serviço de monitoramento. É comprovado que esse tipo de posicionamento ajuda a evitar assaltos. Além de evitar conflitos, essa estratégia também é boa para os negócios, pois todos os presentes, funcionários e clientes, se sentem mais seguros dentro da lotérica;
  • Saiba analisar o ambiente: Em um tsunami a maré vai recuando aos poucos, mais do que o normal, depois disso a grande onda vem e destrói tudo ao seu redor. Aprenda a lidar com conflitos dessa forma. Identifique no ambiente os fatores que anteveem ao problema, assim você consegue evitá-lo ou solucioná-lo rapidamente.