art1Além dos números de faturamento, como saber se sua empresa está prosperando dentro do mercado? A resposta para essa pergunta é simples: através de uma avaliação de desempenho de qualidade!

Em uma casa lotérica é importante fazer a avaliação de desempenho de qualidade ao menos uma vez por mês, assim é possível analisar melhor os números em torno do negócio. Essa avaliação não serve apenas para ver o que está funcionando e o que é problemático dentro da empresa, mas também é um meio de encontrar problemas para poder solucionar no futuro. O processo é semelhante ao de uma avaliação de escola, só que o procedimento é aplicado ao mundo dos adultos, por assim dizer.

Uma opção interessante para se fazer a avaliação de desempenho de qualidade seria contratando um profissional ou empresa que trabalha justamente com essa linha de estatística, porém essa não é a proposta desse artigo. Nesse artigo você poderá fazer a sua própria avaliação de desempenho, só é preciso seguir nossas ideias para poder desfrutar do método.

 

 

Fazendo a avaliação de desempenho de qualidade da sua lotérica

art2

  • Use o seu plano de negócios: Use o seu plano de negócios para fazer a avaliação de desempenho de qualidade da sua lotérica. Toda empresa tem um plano de negócios e a sua provavelmente também tem. Através do seu plano de negócios compare os objetivos e metas com os resultados alcançados. Isso vai garantir um excelente parâmetro para você poder averiguar de uma maneira direcionada o desempenho do seu negócio dentro do mercado;
  • Faça um questionário amplo: Desenvolva um questionário com os principais pontos de avaliação de despenho da sua casa lotérica. Não é necessário ser nada complexo, apenas o essencial para você ter melhores noções da qualidade do negócio. Distribua o questionário para os funcionários, mas não se esqueça de responder também. Use os dados depois para fazer a avaliação de desempenho posteriormente;
  • Analise a satisfação dos funcionários: A avaliação de desempenho de qualidade também engloba a satisfação dos funcionários dentro da empresa. Profissionais felizes fazem clientes felizes, esse é um conceito prático. Se o funcionário estiver insatisfeito em alguma coisa, isso vai afetar crucialmente a qualidade da sua casa lotérica, portanto procure fazer uma análise de satisfação dos funcionários para saber mais sobre o despenho de qualidade da sua casa lotérica;
  • Analise o desempenho individual: Outro ponto importante a ser abordado dos funcionários é o desempenho individual deles. Como já foi adiantado, um bom funcionário interfere diretamente na qualidade da sua empresa, mas ao invés de ver se o mesmo se sente confortável e feliz na empresa, você deverá analisar se o mesmo agrega algum valor para sua empresa, se é competente e produtivo;
  • Averigue o desempenho da equipe: esta é uma extensão dos tópicos anteriores, dessa vez você deverá fazer uma avaliação de desempenho coletiva. Veja se a equipe em sua unidade oferece bons resultados, analise a produtividade por setores e procure identificar os pontos fortes e positivos do grupo, isso vai lhe oferecer um excelente background para poder fazer maiores avaliações e análises;
  • Analise a satisfação dos clientes: Lembra do ditado de que os clientes sempre têm razão? Pois bem, isso também é válido para a avaliação de desempenho de qualidade da sua lotérica. Entre em contato com os seus clientes para saber se o seu negócio oferece um serviço de qualidade, procure ver quais são os pontos fortes e positivos para poder montar um relatório de desempenho detalhado. Se for possível, você pode fazer um questionário simples que aborde os principais pontos da sua lotérica, assim os seus clientes não se importaram em oferecer suas opiniões.