União mãosDentro de uma casa lotérica o trabalho em equipe é essencial. Para manter o fluxo de pessoas sempre alto dentro do estabelecimento é importante que todos estejam trabalhando de forma harmônica e otimizada.

Um bom gerente empresarial tem que ter a capacidade de discernimento para poder garantir uma estrutura administrativa que incentive e estimule o trabalho em equipe dos seus funcionários. Em uma casa lotérica isso não é diferente!

Para vender mais produtos da lotérica, é preciso que toda equipe esteja bem treinada, principalmente as operadoras de caixa, e trabalhem em conjunto com o gerente/proprietário para solucionar os problemas dos clientes.

5 passos importantes para estimular o trabalho em equipe

  1. Identifique a situação atual: Comece identificando o limitador que está prejudicando o seu negócio. Às vezes os números não vão bater e os resultados não vão aparecer, nessa situação o gerente terá que ter a responsabilidade de tomar a dianteira para poder identificar os pontos dentro da unidade lotérica que estão prejudicando os resultados finais.
  2. Reúna a equipe: Depois de identificar o problema reúna sua equipe para poder debater o problema. As pessoas que você chamar devem estar diretamente relacionadas ou próximas ao problema em questão. Se a adversidade é relacionada a velocidade de atendimento, reúne todos que possam ter algum tipo de conhecimento prático ou técnico nesse setor.
  3. Exemplifique o problema: Esse é um dos pontos cruciais para estimular o trabalho em equipe. Ao exemplificar o problema você une as pessoas em uma linha única de pensamento, ou seja, todos estão juntos em prol do mesmo objetivo. Durante sua palestra exemplificativa, que pode ser breve ou demorada, não esqueça de detalhar os motivos da reunião, o porquê de a situação ser ruim, o que precisa ser melhorado, e assim por diante. Há momentos que você esteja falando de pagamentos de contas, e elas estejam entendendo sobre recebimento de contas… fique atento aos detalhes!
  4. Apresentação de ideias: Seguindo pela ordem cronológica de acontecimentos. Você já identificou o problema, reuniu a equipe e já explicou o que está acontecendo. Agora é sua responsabilidade deixar que eles apresentem ideias para a solução desse problema. É igual a um brainstorm (Toró de palpites). Nesse ponto é natural que todos já estejam dispostos a trabalhar em equipe e trocar informações. Escute pelo menos 60% de sua equipe. Eles provavelmente começarão a debater o assunto entre si – Deixe-os à vontade.
  5. Tempo de conclusão dessa tarefa: Prosseguindo com a conclusão do processo de estimulo, não esqueça de estipular objetivos e prazos para que o grupo conclua o plano que vai resolver o problema que foi identificado no primeiro tópico apresentado anteriormente. O prazo servirá como senso motivador final para o grupo que está trabalhando.

união pessoasOutras recomendações importantes sobre trabalho em equipe

O estilo de reunião apresentado anteriormente é muito interessante para otimizar o trabalho em equipe. Porém, ainda existem outras coisas que você pode fazer para deixar o seu pessoal mais propenso para trabalhar em equipe. Lembre-se, não existe nenhuma metodologia mágica, é tudo uma questão de postura e praticidade que é oferecida para os funcionários.

Ao aplicar os cinco passos deste artigo, procure sair da sala de reuniões após as exigências de trabalho e estipulação dos prazos. Dessa forma, a equipe da sua lotérica sentirá que você confia neles, os deixando mais confiantes e livres para trabalhar. Durante os dias comuns, incentive o trabalho em equipe proporcionando um ambiente agradável de trabalho, não critique as pessoas a torto e a direita, elogia resultados e permita que os funcionários socializem para o clima ficar mais agradável.

Quer manter tudo registrado?  Clique aqui baixe o modelo de ata de reuniões.

Fonte: DouraSoft