44Trabalhar em equipe é uma das coisas mais importantes dentro de uma casa lotérica. Qualquer empresa deve investir na união da sua equipe para que juntos estejam lutando pelo mesmo objetivo.

Mas, a pergunta que não quer calar é: você vê as pessoas que trabalham na sua empresa como funcionários ou como uma equipe? Como formar uma equipe e não apenas ter funcionários? É sobre isso que iremos falar neste artigo!

Como ter uma equipe motivada em sua lotérica

É muito fácil recrutar funcionários, basta anunciar que você está contratando, que milhares de pessoas irão se interessar pela vaga. Mas, construir uma equipe vai além do simples fato de ter funcionários.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a ter sua própria equipe dentro da sua lotérica. Veja:

  • Ofereça conforto: todo funcionário se sente mais motivado em trabalhar em um ambiente confortável e é muito mais fácil fazer com que uma equipe se forme nesse ambiente também. Isso inclui fornecer condições para que seus funcionários se conheçam e criem laços.
  • Reconheça o trabalho: não dá para negar que muita gente consegue trabalhar melhor quando tem os seus esforços reconhecidos. Uma equipe se faz quando o funcionário se sente importante, se sente parte de algo que realmente faz diferença.
  • Peça opinião: o lotérico pode sim pedir sugestões para os funcionários. Perguntar qual a melhor opção para agilizar o atendimento, o que pode ser mudado para que mais produtos sejam vendidos e etc. isso fará com que percebam que você confia neles, dessa forma estarão dispostos a te ajudar.

 

Benefícios do trabalho em equipe

  • 55Solução de conflitos

É comum em vários estabelecimentos encontrar um gerente que resolve a maioria dos “pepinos” que aparecem. Entretanto, resolver conflitos é muito mais fácil quando toda equipe está motivada para o bom funcionamento do estabelecimento.

Duas cabeças pensam melhor do que uma, isso já é de conhecimento geral. Então, com a equipe trabalhando junta resolver conflitos torna-se muito mais fácil. Todos usarão suas habilidades pessoais para ver uma solução e rapidamente a equipe terá formulas para vencer qualquer obstáculo.

  • Maior lucratividade

O trabalho em equipe permite que todas as tarefas sejam feitas de forma mais rápida. Pense na seguinte situação: um cliente entra na lotérica e precisa da informação sobre um produto. A atendente daquele guichê não sabe a resposta, e quando pergunta para outras funcionárias se negam a responder, simplesmente porque não são uma equipe. A lotérica pode perder uma venda e ainda mostrar para os clientes que tem funcionários desunidos. Em contrapartida, se as funcionárias trabalharem juntas conseguirão vender um produto e ainda por cima cativar um cliente.

Várias tarefas são mais rápidas e mais eficazes quando feitas em conjunto. Por isso, a lucratividade é consequência do trabalho em equipe.

  • Gestão por habilidades

Quando se tem uma equipe é possível ter vários gestores. Como assim? Simples, cada um cuida da parte que tem mais habilidade. Por exemplo: Se uma funcionária é a líder em vendas de bolões a indicação é que essa funcionária fique no caixa de jogos, por conseguinte as funcionárias que mais passam contas devem ficar nos caixa exclusivos para isso, já as pessoas com mais paciência devem ficar nos caixas preferencial, pois, normalmente eles atendem idosos ou pessoas com algum tipo de necessidade especial  e assim por diante.

Isso fará com que cada tarefa seja feita da melhor maneira e que todos tenham participação dentro das funções da lotérica, estimulando ainda mais o espírito do trabalho em equipe.

  • Imagem positiva da lotérica

Nada pior do que chegar em um estabelecimento e encontrar discórdia entre os funcionários. Enquanto um diz algo o outro discorda na frente dos clientes, fazendo com que a empresa perca credibilidade e mostre desorganização.

Uma equipe unida faz com que os clientes tenham uma imagem positiva da lotérica. Devido ao grande número de pessoas que recebe, nem sempre é fácil esclarecer dúvidas, prestar serviços e vender produtos. Se todos os funcionários estiverem trabalhando em equipe o trabalho será rápido, eficaz e o cliente ficará muito mais satisfeito.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422