1Muitos lotéricos não se preocupam com estratégias de gestão e acabam comprometendo sua lucratividade. A gestão por competência pode trazer benefícios reais para este estabelecimento, pois o profissional estará munido das informações necessárias para que diversas áreas sejam aprimoradas dentro da Casa Lotérica.

Existem diversas estratégias de gestão que podem ser utilizadas em uma Lotérica. Afinal, toda forma de empreendimento, principalmente aqueles que possuem equipes, necessitam de bons administradores para elaborar estratégias para maximizar as vendas e aumentar a lucratividade do estabelecimento.

É comum ouvirmos diversas recomendações e técnicas para fazer isso, mas nenhuma delas supera a praticidade e eficiência da gestão de competência.

A gestão de competênciaé um sistema ou procedimento que visa redirecionar as habilidades individuais e coletivas de um empreendimento para proporcionar maior retorno a um negócio.Basicamente, o lotérico irá contratar alguém devidamente habilitado e atribuir a ele funções específicas de sua formação.

Aplicação da gestão por competência dentro da casa lotérica

Aplicar o método de gestão por competência em uma casa lotérica pode ser a solução para problemas, ao mesmo tempo em que gera a otimização do padrão existente.

A gestão por competência pode atuar em 4 principais áreas básicas dentro de uma casa lotérica:

  • Mapeamento: define e analisa todos os processos que serão necessários para que a casa lotérica esteja em lugar de destaque em relação as outras casas lotéricas. Garantindo maior competitividade.
  • Avaliação: a gestão por competência permite que seja feita uma avaliação dos funcionários e da equipe do estabelecimento. Isso faz com que processos que vão desde o atendimento do caixa até o fechamento do mesmo, sejam feitos de forma qualificada e otimizada.
  • Desenvolvimento: um profissional qualificado pode atuar dentro da lotérica dando treinamentos para estimular o crescimento da equipe. Muitas vezes a lucratividade da lotérica fica em baixa porque os funcionários não possuem o devido treinamento.
  • Monitoramento: a gestão por competência permite que seja feito um acompanhamento constante nos resultados da casa lotérica. Assim, é possível saber se realmente há resultados positivos.

Os benefícios da gestão de competência para o lotérico e para a equipe

2A gestão por competência atinge tanto o lotérico quanto os funcionários.

Separamos alguns tópicos que mostram os benefícios da aplicação da gestão por competência dentro da casa lotérica. Confira a seguir:

  • Delegação de tarefas:O ponto principal da gestão de competência é a delegação de tarefas de acordo com os talentos individuais do grupo. O lotérico que desfruta desse método poderá delegar funções de acordo com o talento ou habilidade individual de cada indivíduo, garantindo assim a otimização da tarefa incumbida ao mesmo.
  • Incentivo individual: O funcionário que tem suas funções delegadas a partir de um talento individual se sentirá confortável em exercer o seu trabalho. Pois, estará fazendo aquilo que sabe de melhor e, dependendo dar circunstâncias, aquilo que também lhe dá prazer e orgulho.
  • Trabalho em equipe:Com as funções bem divididas os funcionários da sua casa lotérica também proverão melhorias no trabalho em equipe. Isso acontece porque o ambiente de trabalho ficará mais harmônico. Visto que cada integrante do grupo estará desenvolvendo funções que realmente são capazes de exercer, e não apenas as que são obrigados a fazer.
  • Padronização:Uma casa lotérica trabalha com algumas prestações de serviços pertencentes à Caixa Econômica Federal. Portanto, o empreendimento deve seguir determinadas regras de acordo com as exigências da matriz. Com a gestão de competência, que já acumula três benefícios, será possível padronizar o funcionamento da lotérica conforme a cartilha feita pela Caixa.
  • Qualidade de serviço:Agestão por competênciamelhora a qualidade dos servidos oferecidos por sua casa lotérica. Observe os tópicos anteriores e veja como suas características sempre acabam priorizando a eficiência da execução do trabalho. Ou seja, a qualidade do serviço aumenta espontaneamente e os seus clientes ficarão muito agradecidos por isso.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422