Uma boa equipe é a alma de uma casa lotérica, trazendo boa produtividade e aumentando o faturamento. Como o atendimento aos clientes é o produto final da lotérica, quando o empresário mantém um nível de qualidade em sua equipe, consegue angariar a simpatia dos clientes.

A produtividade deve ser medida através da quantidade de resultados apresentados dentro de um determinado tempo. Assim, por exemplo, se a lotérica tem um operador que consegue atender até cinco clientes em dez minutos e outro apenas três, percebe-se facilmente que o primeiro é mais produtivo do que o segundo.

Esses números, considerados ao longo do dia, podem trazer uma grande diferença para a casa lotérica.

Para aumentar a produtividade, veja algumas dicas importantes que, se bem conduzidas trarão sensíveis aumentos no faturamento da empresa:

1.     Estabelecendo metas para a equipe de trabalho

Para garantir a produtividade da equipe de trabalho é necessário estabelecer metas que devem ser atingidas mensalmente. As metas devem ser divididas entre coletivas e individuais, para que cada operador possa se esforçar, ao mesmo tempo em que também vai trazer benefícios para todos. Lembre-se que as metas não podem ser inalcançáveis, devem ser possíveis de serem atingidas.

2.     Identificando problemas na equipe

O empresário deve identificar possíveis falhas e problemas na atividade diária dos operadores, procurando, ao mesmo tempo, condições para melhorar o trabalho, gerando meios para que tudo possa funcionar melhor. Detectando os problemas e encontrando as melhores soluções, será possível aumentar a produtividade da equipe de trabalho.

3.     Criando uma cultura de comunicação para a equipe

Uma equipe de trabalho deve contar com uma cultura de comunicação aberta, evitando ambiente sufocante e massivo, permitindo que os integrantes da equipe possam colaborar para melhorar o conjunto. Quando o empresário é muito rígido, fechado a qualquer comentário ou sugestão, torna o ambiente desagradável, não trazendo meios de aumentar a produtividade.

4.     Mantendo uma equipe bem treinada

A produtividade está sempre relacionada com as competências individuais de cada membro da equipe, gerando motivação para que todos possam buscar atingir as metas. Quando um membro da equipe é bem treinado, ele se mostra motivado para ajudar os outros. Ao contrário, um operador de caixa mal treinado mostra-se improdutivo e essa condição normalmente vai resultar na sobrecarga de atendimento por parte dos outros, prejudicando a equipe como um todo.

5.     O empresário sendo o melhor exemplo para a equipe

Um empresário lotérico tem como obrigação mostrar-se exemplar em suas atividades. Quando o responsável por um empreendimento é comprometido com tudo o que acontece, suas atitudes por si só convencem a equipe a buscar fazer o mesmo, tornando o grupo mais produtivo e proativo.

6.     Oferecendo boa infraestrutura para a equipe

Uma casa lotérica, para manter a produtividade, precisa oferecer a infraestrutura necessária para sua equipe de trabalho. Equipamentos ergonômicos para facilitar o trabalho, assentos confortáveis para quem fica sentado a maior parte do tempo, equipamentos funcionais e ambiente seguro, com câmeras de vigilância, garantem maior produtividade.

7.     Montando um sistema de reconhecimento

Uma das formas mais simples de manter a produtividade de uma equipe de casa lotérica é criando um sistema de reconhecimento, com recompensas aos melhores funcionários através de sua produção mensal, mantendo, dessa forma, todo mundo motivado para o trabalho. Nesse caso, é importante estabelecer metas dentro alcançáveis e criar um sistema de recompensa que possa atender a todos, evitando provocar atritos entre os colaboradores.

Conclusão

Com poucas atitudes tomadas pelo empresário lotérico, é fácil aumentar a produtividade, tornando a lotérica uma referência entre todas e apresentando, assim, melhores resultados para sua própria lucratividade.