A casa loteria precisa ter as finanças sempre sob controle, garantindo que a empresa possa continuar crescendo, sobrevivendo mesmo em tempos de crise. Para balancear as finanças, conheça algumas dicas importantes, aproveitando todos os momentos de 2017 para ter sua casa lotérica estável:

1.     Conheça a situação financeira de sua lotérica

A primeira coisa a fazer para balancear as finanças é ter conhecimento da real situação da empresa, mantendo todos os registros de entrada e saída de caixa, analisando como está a receita e verificando o índice de lucratividade de sua lotérica. O empresário lotérico deve controlar os gastos e reduzir ao máximo os custos, colocando o pé no freio e verificando como pode reduzir o consumo.

2.     Separe despesas da empresa das despesas pessoais

Em qualquer empresa é necessário separar todos os gastos, principalmente quando a empresa tem um só dono, quando se torna mais fácil fazer uso dos recursos sem precisar prestar contas a ninguém. Se o empresário lotérico misturar as coisas, pode ter sérios problemas no futuro. O caixa da lotérica deve ser usado somente para pagar despesas da empresa e os gastos pessoais devem ser controlados pelo pró-labore retirado.

3.     Faça um bom planejamento financeiro

Se quiser balancear as finanças de sua lotérica, procure fazer o melhor planejamento financeiro possível, levantando todos os prováveis custos para o ano de 2017 e considerando, além dos custos fixos e variáveis, a possibilidade de fazer investimentos na lotérica para atrair mais clientes. Considere, dentro do planejamento, também a reserva de capital para não precisar de empréstimos, principalmente nesta época em que os juros estão nas alturas.

Quando o empresário lotérico faz o planejamento financeiro, consegue manter o controle de gastos e faz disso um hábito, uma rotina, para garantir que o dinheiro resultante do lucro da lotérica seja usado apenas para despesas necessárias. O controle das finanças também possibilita identificar desperdícios, verificando em que é possível economizar nas coisas do dia a dia. Quando se percebe que as despesas em determinadas coisas está superando a média dos últimos meses, é importante envolver as pessoas que se utilizam de materiais para que tomem consciência da importância de economizar, adotando melhores práticas em suas atividades.

4.     Conheça o melhor momento para novos investimentos

Uma empresa que tenha resultado financeiro saudável, que tenha reserva de caixa, também tem condições de encontrar o momento certo para fazer novos investimentos O empresário lotérico que conhece sua real situação financeira também tem as informações necessárias para saber onde deve investir e qual a quantia disponível para esses novos investimentos, procurando saber, através do mercado e da concorrência, onde estão as melhores oportunidades para fazer o seu próprio negócio crescer.

Para promover novos investimentos, no entanto, não basta apenas ter dinheiro disponível. É preciso que o empresário lotérico tenha também conhecimento, mantenha-se atualizado com relação à sua atividade e que procure se capacitar tanto para a gestão de sua própria empresa quanto para saber em que áreas as lotéricas estão tendo resultados positivos com novos investimentos.

5.     Tenha um gerenciador financeiro

Para gerenciar e balancear as finanças, o empresário lotérico precisa contar com o auxílio de um bom gerenciador financeiro, informatizado e voltado para as atividades específicas de seu estabelecimento, evitando um monte de papéis e relatórios (que, na maior parte das vezes, só representam custos de papelaria, de impressão e de todos os custos envolvidos nessa operação). Tendo um sistema informatizado, a gestão das finanças se torna mais simples e centralizada, podendo registrar as entradas e saídas e ter acesso a todas as informações através de um clique do mouse com o relatório na tela do seu computador.

6.     Atenção ao mercado é importante

O empresário lotérico deve acompanhar a movimentação de seus concorrentes, verificando como está seu próprio movimento e encontrando meios para aumentar o número de clientes. Como a lotérica é um tipo de atividade que tem limitações na prestação de serviços, é necessário encontrar as brechas do mercado, as coisas que não são oferecidas pelos concorrentes e que podem fazer com que sua casa lotérica tenha um diferencial que atraia maior número de clientes.

7.     Sem medo de procurar ajuda

Nenhum homem é uma ilha e nenhuma empresa consegue sobreviver sem depender de um consultor ou de um profissional especializado em finanças e contabilidade. Se você, como empresário lotérico, considerar que tem limitações com relação à correta gestão de seus recursos, não hesite em procurar ajuda, tendo ao seu lado um profissional que possa lhe oferecer novas ideias e que possa aplainar seu caminho em novas direções, podendo balancear as finanças e direcionar sua lotérica para um futuro promissor, mesmo que o país ainda esteja na turbulência da crise econômica.

Conclusão

A organização das finanças da empresa não é um problema quando se trabalha da forma correta. Mantendo o foco naquilo que interessa é tomando conhecimento de tudo o que é necessário, torna-se possível balancear as finanças e prosseguir com passos firmes e bem direcionados.