66Engana-se quem pensa que uma empresa é movida apenas pelos clientes que tem. Antes de pensar em prospectar mais pessoas para a sua empresa, é importante investir na motivação da sua equipe.

Os funcionários são o cartão postal de uma empresa e na casa lotérica isso não é diferente. É muito comum clientes saírem de uma lotérica e irem até outra apenas porque o atendimento é melhor. Nesse contexto, existem vários modos de estimular os seus funcionários a trabalharem de forma mais motivada.

Neste artigo você vai ver como fazer com que os seus funcionários “vistam a camisa” da sua lotérica e comecem a vender mais produtos!

Dicas para estimular a motivação dos funcionários

O lotérico precisa se preocupar em manter a motivação entre os funcionários se quiser aumentar a sua lucratividade. Funcionário insatisfeito acaba afastando clientes e não é esse o objetivo de um lotérico.

Separamos 6 dicas para que você aplique no seu estabelecimento e promova a motivação entre sua equipe. Veja:

  • Dica 1 – coloque metas

As metas podem parecer uma forma de cobrança, mas nem sempre agem apenas de forma negativa. Se você cobrar demais dos seus funcionários, é bem provável que eles acabem sentindo-se estressados e produzindo menos.

Entretanto, se você colocar metas individuais, principalmente entre as operadoras de caixa, e analisar cada guichê para saber quem está vendendo mais, poderá bonificar a funcionária que está vendendo mais produtos.

Isso vai trazer motivação para os funcionários e ainda fará com que eles queiram vender mais.

  • Dica 2 – Ofereça treinamentos

Os treinamentos podem fazer com que as operadoras de caixa aprendam a usar melhor o que elas têm disponível. Em sua lotérica é importante fazer com que todas as operadoras de caixa consigam atender os clientes de forma rápida.

Ao invés de substituir os funcionários por alguém mais capacitado, capacite os seus funcionários e traga motivação para o seu ambiente de trabalho.

  • Dica 3 – Invista em tecnologia

Se você ainda é daqueles que faz anotações do fluxo de caixa em cadernos e eventualmente encontra diferenças de caixa, é importante que mude essa situação!

Investir em mudanças positivas na sua casa lotérica também deixará os funcionários mais motivados. A motivação virá do fato de que eles não precisarão se preocupar em anotar tudo o que acontece de forma manual. O sistema AGIL  te ajuda a resolver isso de forma simples e prática.

  • Dica 4 – segurança da lotérica

Não dá para negar que a casa lotérica é um dos estabelecimentos que mais movimenta dinheiro. Por isso, inúmeros furtos ocorrem e você precisa estar preparado para isso, não apenas devido à lucratividade, mas também porque nenhum funcionário sente-se motivado a trabalhar sem segurança.

Por isso, coloque vidros blindados de qualidade nos guichês, use câmeras de segurança (de preferência com áudio) e invista em várias formas de segurança.

  • Dica 5 – crie vínculos

O lotérico deve ser um empresário que aparece na lotérica de vez em quando e não tem relação com os seus clientes? Não! É importante criar um vínculo com os funcionários. Dessa forma, você terá pessoas leais trabalhando com você.

Uma forma de trazer a motivação para os seus funcionários é promovendo eventos informais entre sua equipe. Isso fará com que o entrosamento entre os funcionários aumente e isso irá melhorar o ambiente de trabalho.

  • Dica 6 – Reconhecimento

Reconheça e congratule os funcionários que mais realizam vendas de produtos lotéricos. Muitas empresas adotam a estratégia de eleger um “funcionário do mês” e isso funciona muito bem.

Ao ver que o seu nome está em destaque por um bom trabalho reconhecido, o funcionário sente que valeu à pena ter se dedicado. Isso fará com que cada vez mais pessoas se empenhem para vender mais e trazer resultados cada vez maiores para sua casa lotérica.

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422