Reduzir custos é necessário em qualquer empresa, muito mais numa casa lotérica, onde a lucratividade é limitada e cuja atividade não permite grande diversificação de serviços. Nos tempos em que vivemos, passando por uma grave crise econômica, nada mais importante do que buscar soluções para reduzir os gastos e conseguir melhorar o lucro da empresa.

A redução de custos, no entanto, deve ser feita de forma que não afete a qualidade dos serviços. Como todo empresário de lotérica, você sabe que o mais importante é o bom atendimento, é fazer com que os clientes sintam-se importantes e torna-los felizes com o atendimento é de extrema importância para manter o movimento de seu estabelecimento.

No entanto, é possível, sim, reduzir custos sem prejuízo do atendimento e da atenção aos clientes. Veja algumas dicas para conseguir melhorar sua lotérica em matéria de lucratividade, trabalhando a redução dos custos:

1.     Faça um bom planejamento de suas compras

Mantenha em ordem a compra de materiais necessários para o funcionamento de sua lotérica, evitando manter quantidade maior do que precisa. O controle deve ser feito de forma a atender todas as necessidades sem falta e sem sobra de qualquer tipo de material, seja os de escritório ou de limpeza. Faça as compras em lotes, procurando conseguir descontos sobre suas compras, fidelizando-se a fornecedores que tragam algum benefício para sua empresa.

2.     Reduza custos de telefonia e internet

Atualmente temos inúmeras opções de pacotes de telefonia e internet e as empresas de telefonia oferecem as mais variadas formas de prestar serviços sem aumentar os custos. Faça uma pesquisa de mercado e encontre as melhores alternativas para manter a qualidade e reduzir custos.

3.     Reduza o consumo de papéis e materiais de escritório e de uso pessoal

Sem prejuízo do bom andamentos dos serviços, conscientize seus funcionários a reduzir o consumo de papéis, canetas e outros materiais de escritório, fazendo uso das ferramentas informatizadas, evitando impressão de relatórios, reduzindo cópias xerográficas e outras atividades. Relatórios podem ser vistos na tela do computador e, quando são acompanhados de forma constante, dispensam a impressão. O consumo de copos descartáveis pode ser reduzido com copos personalizados para cada funcionários. São pequenas coisas que podem trazer redução de custos e que, em conjunto, trazem bons resultados.

4.     Economize na energia da iluminação

Trocando lâmpadas normais por lâmpadas fluorescentes ou de LED, você trará grande economia de energia para sua casa lotérica. No início, as lâmpadas podem representar um custo maior, já que são mais caras do que as normais, mas o investimento oferece retorno em pouco tempo, já que essas lâmpadas têm maior durabilidade, economizando muita energia.

5.     Sempre desligue os aparelhos eletrônicos

Nunca deixe aparelhos eletrônicos na tomada, principalmente durante a noite e nos finais de semana. Um aparelho na tomada, mesmo desligado, está consumindo energia elétrica, portanto, não o deixe em stand by, desligue completamente, retirando-o da tomada.

6.     Controle as contas a pagar

Mantenha sempre controle sobre as contas a pagar, sem deixar que haja qualquer atraso a fim de não levar a pagamento de juros e multas. Todo e qualquer valor é importante para conter despesas e reduzir custos e, mesmo que o percentual seja pequeno, de 2%, como determina a lei, sempre é um custo a mais.

Conclusão

Estando no controle total de suas despesas e receitas, você, como empresário lotérico, poderá encontrar outros meios para reduzir custos e elevar o lucro mensal de sua empresa. Estas dicas que passamos são apenas sugestões, que podem ser adaptadas para o seu movimento e para sua lotérica. Lembre-se que, quanto mais reduzir custos sem prejudicar o atendimento, mais condições você terá de fazer investimentos.