1A lotérica é um estabelecimento que movimenta um valor expressivo de dinheiro. Por isso, muitos lotéricos utilizam os serviços de cofre inteligente. Mas, o que você precisa saber é que pode aumentar ainda mais a rentabilidade do seu estabelecimento.

Neste artigo você vai conhecer alguns serviços que podem ser oferecidos em sua lotérica, para aumentar a lucratividade!

Serviços para aumentar a lucratividade da lotérica

Além dos serviços convencionais oferecidos em uma lotérica, o lotérico pode optar por oferecer outros serviços para aumentar a lucratividade da lotérica. Veja 5 deles:

  • Um exemplo é oferecer serviço de cópias (xerox) para os clientes. Várias pessoas que utilizam os serviços da lotérica para prestação de contas, por exemplo, muitas vezes precisam de um comprovante de endereço e procuram um local para tirar xerox deste documento. Se você oferecer em sua lotérica aumentará sua lucratividade.
  • Outro serviço que pode ser oferecido na lotérica é a venda da impressão de boletos. Pode ser cobrado taxas que chegam à R$ 7,00 para prestação desse serviço.
  • O lotérico também pode apostar na venda de porta crachás. São acessórios muito úteis que podem ser comercializados para aumentar a rentabilidade de uma lotérica.
  • Outro serviço que o lotérico pode oferecer é a digitalização de documentos e cobrar uma taxa por isso. Diversas situações fazem com que os clientes precisem dos documentos digitalizados, isso facilitará a vida deles e ainda por cima aumentará o lucro da lotérica.

Serviços que já são oferecidos na Lotérica

Existem alguns serviços que já são oferecidos em uma lotérica e muitos clientes ainda não sabem. Existem vários clientes que saem da lotérica para utilizar serviços que poderiam ter sido realizados dentro da própria lotérica.

Para aumentar a lucratividade você pode criar uma página online da lotérica e divulgar informações sobre os serviços que podem ser prestados neste estabelecimento. Ou simplesmente deixar um funcionário orientando os clientes da lotérica. Veja os serviços mais comuns que são desconhecidos por clientes:

·       Recebimentos dos pagamentos

Pagamentos de conta de água, telefone e cartão de crédito podem ser efetuados na lotérica. Esses serviços possuem o valor máximo de 2.000 por documento ou por conta.

Também poderão ser quitados bloquetos Caixa de até 2.000 reais em dinheiro ou R$1.000 em cheque; bloquetos de outras instituições financeiras de até 700 reais; faturas de cartão de crédito com no máximo 2.000 reais em dinheiro e 1000 reais em cheque – se o cliente não estiver com a fatura e se tratar de um cartão da Caixa Econômica Federal, ele só precisará apresentar o cartão e informar o valor que deve ser pago.

Poderão ser recebidos contas referente a habitações de até 2.000 reais em dinheiro. Pagamento de INSS/GPS de até 2.000 reais, FGTS-GRF / GRRF / GRDE também com limite de 2.000 reais e contribuição sindical em dinheiro com o mesmo limite de valor dos outros produtos.

Qualquer pagamento que o cliente for efetuar na lotérica pode ser feito com o cartão de débito da Caixa Econômica Federal.

·       Saques

Na lotérica poderão ser efetuados saques. O cliente só precisará ter em mãos um cartão magnético da Caixa Econômica e um documento de identidade.

O saque de conta corrente ou poupança pode ser feito com limite de 1.500 reais por dia. É importante lembrar que a lotérica não trabalha com outros bancos, somente com contas da Caixa Econômica Federal.

Outro serviço prestado pela lotérica é o saque de programas de benefícios, como o Bolsa Família. Para conseguir realiza-lo é preciso levar o cartão cidadão ou o cartão do Bolsa Família.

Saque de INSS, seguro desemprego, PIS e FGTS também poderão ser feitos na lotérica. Basta o cliente apresentar cartão cidadão e no caso do INSS cartão magnético para o beneficiário.

·       Depósitos bancários

Um dos serviços utilizados pela lotérica são os depósitos bancários. O cliente poderá fazê-lo levanto um cartão de débito da Caixa Econômica Federal ou com o dinheiro em mãos.

É preciso levar o número da conta e agência (corrente ou poupança) do destinatário do depósito, o CPF e o nome completo do destinatário para que o depósito possa ser realizado.

·       Outros serviços disponíveis em uma lotérica

Além dos serviços que já foram citados, é possível oferecer em uma lotérica a consulta de saldo e o extrato de contas da Caixa Econômica Federal.

Outro serviço prestado é a consulta dos extratos e o saldo do PIS e do FGTS.

Embora não seja muito viável para o lotérico, devido ao grande fluxo de pessoas que a lotérica recebe todos os dias, também poderá ser realizado a abertura de contas e o encaminhamento de cartão de crédito da Caixa Econômica Federal. O cliente também poderá abrir contas Caixa Fácil, apresentando um RG e um CPF.

Serviços adicionais: para os aposentados a lotérica poderá realizar serviços de empréstimo consignado, bem como para empregados de empresas que são conveniadas a Caixa Econômica Federal.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422