5 Erros Financeiros cometidos por lotéricos na gestão de lotéricas

5 Erros Financeiros

5 Erros Financeiros

Você já cometeu algum erro financeiro na gestão da sua lotérica? Conhece os principais erros financeiros cometidos em lotéricas? Será que você já incorreu em algum deles?

Conhecer os erros mais comuns pode servir de alerta para que a gente faça um exercício de reflexão e, se for o caso, para que a gente reveja algumas práticas que orientam a administração de nossos negócios.

Pensando nisso, resolvemos listar 5 dos maiores erros financeiros que encontramos por aí…

Erro Financeiro 01 – Não ter controle financeiro nenhum

Este é, sem sombra de dúvidas, o pior erro que um lotérico pode cometer na gestão financeira do seu negócio, ficando totalmente a mercê dos repasses da Caixa e dos seus funcionários.

Esta é uma situação muito perigosa, pois, sem os devidos controles, o empresário desconhece totalmente os fluxos de capital do negócio e, consequentemente, tem que tomar decisões sem nenhuma informação sólida a respeito da sua empresa.

Erro Financeiro 02 – Misturar as finanças do negócio com as finanças pessoais

Este também é um erro de proporções graves, pois pode prejudicar os controles financeiros existentes, de modo que se afastem da realidade dos fatos.

Separar as finanças pessoais das finanças da lotérica é uma premissa para quem deseja saber os resultados financeiros do negócio, sem ter que se preocupar se os lucros ou se os prejuízos são consequências da grande mistura financeira que impera na empresa.

Erro Financeiro 03 – Esquecer de custos importantes e acabar tendo dificuldades de pagar as contas

Este é um erro mais comum de se encontrar em lotéricos mais novos, que ainda não tem grande experiência acumulada com o negócio, ou em lotéricos mais desatentos.

Em casos assim, o que ocorre é que o lotérico termina se esquecendo de prever o pagamento de algum custo importante ao longo do mês e, por conta disso, acaba tendo que se endividar para honrar o compromisso esquecido.

É preciso ficar atento, pois erros como esse podem elevar o grau de endividamento da empresa de forma irreversível.

Erro Financeiro 04 – Desconhecer o capital de giro necessário para manter o negócio funcionando

O capital de giro nada mais é do que o capital necessário para cobrir as despesas da lotérica até que ela receba novamente. É, por exemplo, o capital necessário para pagar os funcionários e outros custos fixos, sem ter que recorrer a empréstimos.

Muitos lotéricos desconhecem a necessidade de capital de giro das suas lotéricas e acabam usando esse capital ao longo do mês para outros fins que não o pagamento das despesas operacionais do negócio. O resultado será inevitável: dívidas!

Erro Financeiro 05 – Falta de planejamento financeiro, o que lhe impede de crescer e investir

Por fim, outro erro muito comum é a ausência absoluta de planejamento financeiro, o que impede o lotérico de conhecer, dentre outras coisas, as provisões futuras de capital que tem a receber e a pagar.

Sem um plano financeiro, teremos uma lotérica preocupada em viver um dia de cada vez, sem olhar para o futuro, o que lhe impedirá de crescer e investir para alcançar melhores resultados.

Como citamos no começo, conhecer estes erros financeiros é uma oportunidade de revisar nossas condutas enquanto gestores. Se você incorre em algum desses erros, procure mudar os rumos. Se você não incorre em nenhum deles, parabéns, você provavelmente tem uma lotérica saneada e financeiramente organizada.