Fluxo de caixaO fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada por empresas para poder controlar o coeficiente financeiro do negócio. Como o nome intuitivamente indica, o fluxo representa a movimentação do montante financeiro do empreendimento.

Exemplo: Em um determinado mês foi movimentado X dinheiro na sua lotérica. Dentro desse X está o dinheiro referente aos pagamentos de contas, jogos, depósitos, retiradas e assim por diante. Durante o mesmo mês o dinheiro foi usado para pagar impostos, funcionários e outras despesas. Todos esses números, representativos da movimentação direta de dinheiro, faz parte do fluxo de caixa da sua casa lotérica.

O fluxo de caixa acaba representando muitas coisas em um empreendimento, inclusive em uma lotérica, mas o mais importante é a base de dados que é formada através desses números que estão em constante movimento. Com o fluxo é possível ser assertivo nas contas, podendo analisar qual setor é mais rentável, em qual dia da semana a empresa tem prejuízo e assim por diante.

Esses dados, quando transformados em informações, formam uma fonte de conhecimento fundamental para o planejamento da empresa. A lotérica que tem controle sobre o fluxo de caixa consegue se destacar no mercado ao solucionar os próprios problemas e ainda otimizar a qualidade dos seus serviços que já eram bons.

Em outras palavras, manter o fluxo de caixa da empresa atualizado é uma maneira mais do que eficiente para melhorar a gestão da lotérica. Vale lembrar que o fluxo não precisa ser calculado apenas no mês, dependendo da circunstância é possível analisar o valor total, durante um ano inteiro, e até mesmo o coeficiente diário da movimentação dos caixas da lotérica. Confira abaixo 5 dicas que irão de ajudar a aprimorar seu fluxo de caixa.

Fluxo de caixa 2As 5 dicas para aprimorar o fluxo de caixa da sua unidade lotérica

  1. Estude o fluxo de caixa da lotérica: O primeiro passo para poder começar a trabalhar com o fluxo de caixa é começando a estudar o mesmo. Tente estudar o conceito em primeira instância, posteriormente analise o fluxo da sua própria empresa, se familiarizando com o mesmo para que no futuro o fluxo monetário da lotérica seja devidamente calculado e administrado por você;
  2. Instrua bem os seus colaboradores: Para o fluxo ser otimizado será necessária precisão nos cálculos de todos os setores envolvidos. Para garantir isso você pode melhorar a instrução dos seus funcionários, mostrando quais são suas funções de maneira detalhada, esclarecendo duvidas para que todos possam trabalhar normalmente, sem nenhum tipo de impasse que venha a prejudicar o fluxo da empresa;
  3. Use um software de gerenciamento lotérico: O fluxo de caixa, para ser utilizado da maneira adequada, necessita de precisão em todos os dados possíveis, como foi salientado anteriormente. Para garantir isso você pode ter a liberdade de utilizar um software de gestão financeira, que vai salvar relatórios e calcular com maior precisão toda movimentação financeira da sua casa lotérica;
  4. Solicite dicas com um contador: Se ainda lhe sobrar dúvidas e medos em relação ao trabalho com o fluxo de caixa, talvez seja uma boa ideia solicitar os conselhos de um contador. O contador é o profissional perfeito para esse tipo de trabalho, possuindo conhecimento de causa e capacitação para auxiliar sua administração através de dicas e bons conselhos sobre o aprimoramento do fluxo de caixa;
  5. Contrate alguém para essa função: Às vezes é preciso admitir que você não tem capacidade o suficiente para cuidar do fluxo de caixa da sua casa lotérica. Como o mais importante é manter a integridade e qualidade da empresa, talvez sua melhor solução para aprimorar o fluxo seja contratar um profissional devidamente qualificado para lidar com as finanças.